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Sobre epistemologias enquadradas nos imaginários sociais na frente do turismo rural-indigena.

Resumo

Os imaginários sociais foram analisados a partir de diferentes campos de pesquisa, como sociologia, antropologia, geografia, história e psicanálise. No entanto, para a dimensão turística não há análise ou antecedentes de investigação que permitam conhecer a forma como os estudos turísticos, fariam uso de teorias sobre imaginários sociais para dar conta de uma temática própria, particularmente focada na comunidade local e não em turistas. Este artigo procura mostrar alguns posicionamentos e pesquisas sobre os imaginários e traçar uma primeira proposta, para posterior aproximação da comunidade de acolhimento, ator fundamental no desenvolvimento da atividade turística no meio rural. Nesse sentido, são retomados conceitos centrais de Edmund Husserl, como as habitualidades de Cornelius Castoriadis e o social instituído, a fim de direcioná-los à análise dos imaginários sociais, como experiências das comunidades hospedeiras frente ao turismo rural-indígena. Assim, as abordagens através das quais têm sido analisados os imaginários sociais, desde as ciências cognitivas, historiográficas, antropológicas, e em geral as ciências sociais, nestas últimas com especial atenção ao turismo, desde o seu ator mais mediático: o turista, têm certas nuances que permitem encontrar semelhanças, mas também diferenças elucidativas, enquanto alguns conceituam os imaginários como imagens mentais, outros argumentam que eles são objetificáveis por meio de elementos tangíveis, estáticos e institucionalizados. Porém, os imaginários intersubjetivos que queremos demarcar neste artigo partem do pressuposto de que se trata de concepções dinâmicas do mundo e da realidade que conformam o ambiente histórico de sujeitos específicos, que entram e estão envolvidos na dinâmica da atividade turística, além das simples evocações estáticas e analíticas com as quais os imaginários são comumente delimitados.

Palavras clave
Epistemologias; Imaginários sociais; Comunidade local ou anfitriã e turismo rural-indígena

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