Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação e teste de um instrumento para avaliar a satisfação e a lealdade dos usuários em hotéis e hospedagens airbnb

Resumo

Este artigo propõe um instrumento para avaliar o nível de satisfação com os serviços de hospedagem do Airbnb e da rede hoteleira, e examinar a relação entre os serviços de hospedagem e a fidelidade e satisfação. O instrumento de coleta de dados examina os serviços de hospedagem (atendimento, instalação, confiabilidade, serviço e valor), satisfação e fidelização do cliente. O instrumento foi respondido por 645 usuários em todo o território brasileiro, sendo coletado por acessibilidade e conveniência. A análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais foram utilizadas para o tratamento e análise dos dados. Os resultados confirmam que os serviços de hospedagem transferem 0,173 da sua avaliação para lealdade e 0,915 para a satisfação, e a satisfação com os serviços de hospedagem influencia a lealdade em 0,746 da sua avaliação. Este estudo contribui para a ampliação da teoria sobre os serviços de hospedagem, e contribui para a gestão ao fornecer um instrumento de autoavaliação do nível de serviços de hospedagem oferecidos.

Palavras-chave
Airbnb; Rede de hotéis; Lealdade; Satisfação

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com