Acessibilidade / Reportar erro

Impactos da cadeia do etanol: subsídios para uma proposta integrada de vigilância ambiental e de saúde do trabalhador

Impacts of the ethanol chain: subsidies for an integrated proposition on environmental and worker’s health surveillance

Resumo

Objetivos:

analisar os impactos positivos e negativos da cadeia produtiva do etanol em municípios do polo agroindustrial do estado de Mato Grosso como subsídio à formulação de uma proposta de vigilância integrada e participativa em Saúde e Meio Ambiente.

Métodos:

estudo de caso no campo da Vigilância em Saúde Ambiental desenvolvido no perímetro de abrangência de uma usina de etanol. Utilizou-se o método de Diagnóstico Rápido e Participativo com uso de dados secundários, análise documental e entrevistas.

Resultados:

a análise de conteúdo propiciou quatro temáticas: impactos positivos e negativos da cadeia produtiva do etanol na área de influência direta e indireta do empreendimento; riscos socioambientais em território inserido no polo agroindustrial do etanol; condições e relações de trabalho dos (ex-)trabalhadores inseridos na cadeia do agronegócio; vigilância em Saúde e Meio Ambiente para um empreendimento de médio porte em polo agroindustrial de etanol no Cerrado.

Conclusão:

os impactos usualmente percebidos como positivos não promoveram melhorias sociais e econômicas permanentes para os trabalhadores e a população local. Verificou-se que a vigilância ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores inexiste, mas a vigilância participativa contribui para o empoderamento dos atores sociais nas discussões dos direitos dos trabalhadores e para a percepção socioambiental local.

Palavras-chave:
agroindústria; cana-de-açúcar; etanol; saúde ambiental; saúde do trabalhador

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br