Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizados e estratégias inventivas no cotidiano de catadoras(es) de material reciclável

Learnings and inventive strategies in the daily life of waste pickers

Resumo

Introdução:

o mundo do trabalho apresenta profundas transformações que impactam no cotidiano e nos processos de subjetivação de trabalhadores, inclusive os informais, como os catadores de material reciclável. Seu trabalho tem uma constante importância socioambiental, produz múltiplos sentidos e, ao mesmo tempo, é atrelado a interdições e riscos.

Objetivo:

compreender os processos de aprendizado e inventividade no trabalho de catadores de material reciclável da região da Grande Florianópolis.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e observações do ambiente de trabalho. Foram utilizados mapas de associação de ideias como estratégia de análise das práticas discursivas, com a análise conjunta dos discursos, extraindo as similaridades entre as narrativas dos catadores.

Resultados:

foram entrevistados 14 catadores. Identificou-se que o processo de aprendizado das atividades laborais ocorreu no próprio cotidiano, principalmente com pessoas mais experientes, além do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades com base na experiência. Quanto ao caráter inventivo dos trabalhadores, observou-se a utilização de regras, normas e princípios para os seus fazeres, que são compartilhados e renovados cotidianamente.

Conclusão:

evidenciou-se a relevância dos vínculos estabelecidos nas relações cotidianas, tanto para o aprendizado como para o compartilhamento de estratégias inventivas.

Palavras-chave:
catadores; inventividade; saúde do trabalhador; setor informal

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br