Acessibilidade / Reportar erro

Questionário de Reabilitação para o Trabalho (WORQ) aplicado a trabalhadores ativos - evidências de validade de constructo e de confiabilidade

Work Rehabilitation Questionnaire (WORQ) applied to active workers - construct validity and reliability evidence

Resumo

Introdução:

o Questionário de Reabilitação para o Trabalho (WORQ) foi criado para avaliação da funcionalidade de trabalhadores em reabilitação. Por ser abrangente, supõe-se que sua utilização é útil para avaliar trabalhadores ativos.

Objetivo:

avaliar a validade de constructo e a confiabilidade da versão autorrespondida do WORQ traduzida para o português brasileiro, para uso com trabalhadores ativos.

Métodos:

aplicou-se o WORQ em uma amostra aleatória de trabalhadores da Universidade Federal do Acre, no Brasil. Para validação de constructo, foram levantadas hipóteses e feitas correlações entre o WORQ e os instrumentos: WHOQOL-BREF, WHODAS, PHQ-9 e GAD-7. Para confiabilidade, foi utilizada a metodologia teste-reteste em subamostra (n=50) e posterior cálculo do coeficiente de Spearman. Para consistência interna, foi calculado o alfa de Cronbach.

Resultados:

participaram 241 trabalhadores, 50,2% do sexo feminino. O WORQ apresentou forte correlação com o WHODAS (r=0,782), moderada com o PHQ-9 e com a GAD-7 (r=0,68 e r=0,675) e moderada correlação inversa com o WHOQOL (r=-0,671). Foi obtido alfa de Cronbach de 0,95 e coeficiente de correlação de Spearman de 0,86.

Conclusão:

O WORQ apresentou evidências sugestivas de validade de constructo e de confiabilidade para uso com trabalhadores ativos, podendo sua utilização ser sugerida na triagem de incapacidades nesses trabalhadores.

Palavras-chaves:
Classificação Internacional de Funcionalidade; Incapacidade e Saúde; reabilitação profissional; saúde do trabalhador; estudo de validação; psicometria

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br