Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados a não adesão à prescrição de uso de suplemento de ferro: estudo com gestantes do município do Rio de Janeiro

Resumo

Objetivos:

identificar fatores associados ao não uso de suplemento de ferro (SF) por gestantes usuárias da atenção pré-natal do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município do Rio de Janeiro.

Métodos:

foi conduzido um estudo seccional em 2007/2008 com amostra representativa de gestantes usuárias de unidades básicas e hospitais do SUS no Município do Rio de Janeiro. Com o grupo que tinha idade gestacional ≥20 semanas na entrevista e que recebeu prescrição para o uso do SF (n=1407), realizou-se um modelo de regressão de Poisson múltiplo para estimar a associação entre o uso e variáveis independentes.

Resultados:

entre as 1407 gestantes, 65% referiram o uso do SF. Idade mais jovem, raça/cor preta, maior número de partos, não ter recebido orientação para o uso do SF, não ter tentado obter SF no SUS (com maior força de associação entre as gestantes de menor escolaridade e menor indicador de bens - IB) e não ter conseguido obtê-lo no SUS (entre gestantes com menor IB) associaram-se significativamente ao seu não uso.

Conclusões:

as orientações dos profissionais de saúde para o uso do SF e sua disponibilidade regular podem aumentar a adesão à prescrição entre as gestantes e prevenir a anemia por deficiência de ferro.

Palavras-chave
Anemia; Anemia ferropriva; Sulfato ferroso; Cuidado pré-natal; Gravidez; Fatores epidemiológicos

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br