Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento de puérperas sobre a higiene corporal do recém-nascido

Resumo

Objetivos:

identificar o conhecimento de puérperas assistidas em uma unidade de alojamento conjunto de um hospital de ensino acerca da higiene corporal do recém-nascido após receberem as orientações de rotina pela equipe de enfermagem.

Métodos:

estudo transversal, realizado com puérperas de um hospital de ensino do estado de Minas Gerais entre dezembro de 2018 e maio de 2019. Para coleta de dados foi construído e validado um instrumento seguindo três fases e empregou-se a estatística descritiva e a correlação linear de Spearman´s, com nível de confiança de 95% para análise do conhecimento.

Resultados:

participaram do estudo 207 puérperas, com média da idade de 27 ±6,3 anos. Conhecimentos inadequados foram observados, principalmente quanto à sequência da limpeza da face e couro cabeludo, produtos adequados e higiene do nariz, orelha e boca. O domínio “antes do banho” foi o que apresentou o maior percentual médio de questões acertadas (94,0%±10,1), incluiu cuidados com ambiente, temperatura e higiene íntima.

Conclusão:

a identificação de conhecimentos inadequados sobre a higiene corporal do recém-nascido suscita a necessidade de orientações constantes e mais efetivas, com uso de metodologias ativas com início no pré-natal.

Palavras-chave:
Banhos; Recém-nascido; Mães; Conhecimento

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br