Acessibilidade / Reportar erro

Desigualdade social e hospitalizações por pneumonia em crianças menores de cinco anos no Estado do Maranhão, Brasil

Resumo

Objetivos:

descrever as características das hospitalizações por pneumonia entre crianças menores de cinco anos de idade no estado do Maranhão e verificar seu padrão de distribuição geoespacial.

Métodos:

estudo ecológico, com dados ocorridos entre 2012 e 2017, coletados do Sistema de Informações Hospitalares segundo idade, sexo, cor/raça, mês de ocorrência e município de residência. Utilizaram-se também medidas socioeconômicas contextuais dos municípios em 2010. Apresentaram-se as características percentuais das causas de hospitalização do aparelho respiratório e por pneumonia, sua variação temporal ao longo dos meses e as taxas nos anos de estudo. Aplicou-se a estatística G* para verificar a formação de significativos clusters de municípios com similares níveis de hospitalizações.

Resultados:

a pneumonia foi a principal causa da hospitalização (57%), ocorrendo, frequentemente, nos meses de intensas chuvas (fevereiro a junho) e em cidades com piores indicadores socioeconômicos. As taxas de internação decresceram no período. Significativos agrupamentos (p<0,05) de municípios com maiores proporções de pneumonia ocorreram no sul do estado e com menores na região metropolitana da capital São Luís.

Conclusões:

a pneumonia foi importante causa de hospitalização de crianças e sua distribuição está associada a características socioeconômicas contextuais, refletido o nível de qualidade de vida e saúde no Maranhão.

Palavras-chave:
Hospitalização; Pneumonia; Saúde da criança; Índice de desenvolvimento humano; Desigualdade social

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br