DOMÍNIO 1 (Trabalho em equipe na unidade)
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A1 - Nesta unidade, as pessoas apoiam umas às outras. |
90 |
76,9 |
18 |
15,4 |
9 |
7,7 |
117 |
100,0 |
A3 - Quando há muito trabalho a ser feito rapidamente, trabalhamos juntos em equipe para concluí-lo devidamente. |
88 |
75,2 |
21 |
17,9 |
8 |
6,9 |
117 |
100,0 |
A4 - Nesta unidade, as pessoas se tratam com respeito. |
102 |
87,2 |
9 |
7,7 |
6 |
5,1 |
117 |
100,0 |
A11 - Quando uma área desta unidade fica sobrecarregada, os outros profissionais desta unidade ajudam. |
75 |
64,6 |
19 |
16,4 |
22 |
19,0 |
116 |
100,0 |
Total geral |
355 |
76,0 |
67 |
14,3 |
45 |
9,7 |
467 |
100,0 |
DOMÍNIO 2 (Expectativas e ações do supervisor para promoção da segurança do paciente)
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B1 - O meu supervisor chefe elogia quando vê um trabalho realizado de acordo com os procedimentos estabelecidos de segurança do paciente. |
76 |
64.9 |
18 |
15,4 |
23 |
19,7 |
117 |
100,0 |
B2 - O meu supervisor/chefe realmente leva em consideração as sugestões dos profissionais para a melhoria da segurança do paciente. |
81 |
69,2 |
21 |
17,9 |
15 |
12,9 |
117 |
100,0 |
B3 - Sempre que a pressão aumenta, meu supervisor/chefe quer que trabalhemos mais rápido, mesmo que isso signifique "pular etapas". |
77 |
66,4 |
26 |
22,4 |
13 |
11,2 |
116 |
100,0 |
B4 - O meu supervisor/chefe não dá atenção suficiente aos problemas de segurança do paciente que acontecem repetidamente. |
96 |
83,5 |
11 |
9,7 |
8 |
7,0 |
115 |
100,0 |
Total |
330 |
71,0 |
76 |
16,3 |
59 |
12,7 |
465 |
100,0 |
DOMÍNIO 3 (Aprendizado organizacional - melhoria contínua)
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A6 - Estamos ativamente fazendo coisas para melhorar a segurança do paciente. |
108 |
92,3 |
6 |
5,1 |
3 |
2,6 |
117 |
100,0 |
A9 - Erros têm levado a mudanças positivas por aqui. |
83 |
71,6 |
18 |
15,5 |
15 |
12,9 |
116 |
100,0 |
A13 - Após implementarmos mudanças para melhorar a segurança do paciente, avaliamos a efetividade. |
86 |
74,2 |
20 |
17,2 |
10 |
8,6 |
116 |
100,0 |
Total |
277 |
79,4 |
44 |
12,6 |
28 |
8,0 |
349 |
100,0 |
DOMÍNIO 4 (Feedback e comunicação sobre erros)
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C1 - Nós recebemos informações sobre mudanças implementadas a partir dos relatórios de eventos. |
52 |
45,6 |
37 |
32,5 |
25 |
21,9 |
114 |
100,0 |
C3 - Nós somos informados sobre os erros que acontecem nesta unidade. |
59 |
51,3 |
36 |
31,3 |
20 |
17,4 |
115 |
100,0 |
C5 - Nesta unidade, discutimos meio de prevenir erros evitando que eles aconteçam novamente. |
81 |
70,4 |
25 |
21,8 |
9 |
7,8 |
115 |
100,0 |
Total |
192 |
55,8 |
98 |
28,5 |
54 |
15,7 |
344 |
100,0 |
DOMÍNIO 5 (Abertura para comunicação)
|
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C2 - Os profissionais têm liberdade para dizer ao ver algo que pode afetar negativamente o cuidado do paciente. |
89 |
78,1 |
19 |
16,7 |
6 |
5,3 |
114 |
100,0 |
C4- Os profissionais sentem-se à vontade para questionar as decisões ou ações dos seus superiores. |
36 |
31,3 |
47 |
40,9 |
32 |
27,8 |
115 |
100,0 |
C6 - Os profissionais têm receio de perguntar, quando algo aparece não estar certo. |
57 |
50,4 |
44 |
38,9 |
12 |
10,7 |
113 |
100,0 |
Total |
182 |
53,2 |
110 |
32,2 |
50 |
14,6 |
342 |
100,0 |
DOMÍNIO 6 (Quadro de funcionários)
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A2 - Temos pessoal suficiente para dar conta da carga de trabalho. |
10 |
8,6 |
6 |
5,2 |
100 |
86,2 |
116 |
100,0 |
A5 - Os profissionais desta unidade trabalham mais horas do que seria o melhor para o cuidado do paciente. |
34 |
29,3 |
33 |
28,4 |
49 |
42,4 |
116 |
100,0 |
A7 - Utilizamos mais profissionais temporários e terceirizados do que seria desejável para o cuidado do paciente. |
92 |
80,0 |
16 |
13,9 |
7 |
6,1 |
115 |
100,0 |
A14 - Nós trabalhamos em “situação de crise”, tentando fazer muito e muito rápido. |
26 |
22,2 |
29 |
24,8 |
62 |
53,0 |
117 |
|
Total |
162 |
34,9 |
84 |
18,1 |
218 |
47,0 |
464 |
100,0 |
DOMÍNIO 7 (Resposta não punitiva ao erro)
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A8 - Os profissionais consideram que os seus erros podem ser usados contra eles. |
21 |
18,1 |
20 |
17,2 |
75 |
64,7 |
116 |
100,0 |
A12 - Quando um evento é notificado, parece que o foco recai sobre a pessoa e não sobre o problema. |
40 |
34,5 |
25 |
21,5 |
51 |
44,0 |
116 |
100,0 |
A16 - Os profissionais se preocupam que seus erros sejam registrados em suas fichas funcionais. |
18 |
15,5 |
23 |
19,8 |
75 |
64,7 |
116 |
100,0 |
Total |
79 |
22,7 |
68 |
19,5 |
201 |
57,8 |
348 |
100,0 |
DOMÍNIO 8 (Apoio da gestão hospitalar para a segurança do paciente)
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F1 - A direção do hospital propicia um clima de trabalho que promove a segurança do paciente. |
53 |
45,3 |
41 |
35,0 |
23 |
19,7 |
117 |
100,0 |
F8 - As ações da direção do hospital demonstram que a segurança do paciente é uma prioridade principal. |
74 |
63,8 |
21 |
18,1 |
21 |
18,1 |
116 |
100,0 |
F9 - A direção do hospital só parece interessada na segurança do paciente quando ocorre algum evento adverso. |
66 |
56,4 |
27 |
23,1 |
24 |
20,5 |
117 |
100,0 |
Total |
193 |
55,1 |
89 |
25,4 |
68 |
19,5 |
350 |
100,0 |
DOMÍNIO 9 (Trabalho em equipe entre as unidades hospitalares)
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F2 - As unidades do hospital não estão bem coordenadas entre si. |
51 |
43,6 |
36 |
30,8 |
30 |
25,6 |
117 |
100,0 |
F4 - Há uma boa cooperação entre as unidades do hospital que precisam trabalhar em conjunto. |
72 |
61,5 |
30 |
25,6 |
15 |
12,9 |
117 |
100,0 |
F6 - Muitas vezes é desagradável trabalhar com profissionais de outras unidades do hospital. |
69 |
59,0 |
29 |
24,8 |
19 |
16,2 |
117 |
100,0 |
F10 - As unidades do hospital trabalham bem em conjunto para prestar o melhor cuidado aos pacientes. |
79 |
67,5 |
32 |
27,4 |
6 |
5,1 |
117 |
100,0 |
Total |
271 |
57,9 |
127 |
27,1 |
70 |
15,0 |
468 |
100,0 |
DOMÍNIO 10 (Transferências internas e passagens de plantão)
|
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F3 - O processo de cuidado é comprometido quando um paciente é transferido de uma unidade para outra. |
65 |
55,6 |
24 |
20,5 |
28 |
23,9 |
117 |
100,0 |
F5 - É comum a perda de informações importantes sobre o cuidado do paciente durante as mudanças de plantão ou de turno. |
58 |
50,0 |
26 |
22,4 |
32 |
27,6 |
116 |
100,0 |
F7 - Com frequência ocorre problemas na troca de informações entre as unidades do hospital. |
55 |
50,0 |
29 |
26,4 |
26 |
23,6 |
110 |
100,0 |
F11 - Neste hospital, as mudanças de plantão ou de turno são problemáticas para os pacientes. |
83 |
71,6 |
22 |
19,0 |
11 |
9,4 |
116 |
100,0 |
Total |
261 |
56,9 |
101 |
22,0 |
97 |
21,1 |
459 |
100,0 |
DOMÍNIO 11 (Percepção geral de segurança do paciente)
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A10 - É apenas por acaso, que erros mais graves não acontecem por aqui. |
67 |
58,8 |
27 |
23,7 |
20 |
17,5 |
114 |
100,0 |
A15 - A segurança do paciente jamais é comprometida em função de maior quantidade de trabalho a ser concluída. |
16 |
13,9 |
22 |
19,1 |
77 |
67,0 |
115 |
100,0 |
A17 - Nesta unidade temos problemas de segurança do paciente. |
24 |
20,5 |
22 |
18,8 |
71 |
60,7 |
117 |
100,0 |
A18 - Os nossos procedimentos e sistemas são adequados para prevenir a ocorrência de erros. |
63 |
53,9 |
24 |
20,5 |
30 |
25,6 |
117 |
100,0 |
Total |
170 |
36,7 |
95 |
20,5 |
198 |
42,8 |
463 |
100,0 |
DOMÍNIO 12 (Frequência de eventos comunicados)
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D1 - Quando ocorre um erro, mas ele é percebido e corrigido antes de afetar o paciente, com que frequência ele é notificado? |
46 |
40,7 |
29 |
25,7 |
38 |
33,6 |
113 |
100,0 |
D2 - Quando ocorre um erro, mas não há riscos de dano ao paciente, com que frequência ele é notificado? |
37 |
33,0 |
40 |
35,7 |
35 |
31,3 |
112 |
100,0 |
D3 - Quando ocorre um erro, que poderia causar dano ao paciente, mas não causa, com que frequência ele é notificado? |
56 |
50,0 |
39 |
34,8 |
17 |
15,2 |
112 |
100,0 |
Total |
139 |
41,3 |
108 |
32,0 |
90 |
26,7 |
337 |
100,0 |
Total Geral |
2.611 |
53,8 |
1.067 |
22,0 |
1.178 |
24,2 |
4.856 |
100,0 |