Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência da má nutrição em crianças menores de cinco anos na cidade da Beira, Moçambique, 2019

Resumo

Objetivos:

descrever a prevalência da má nutrição (baixo peso, baixa estatura e excesso de peso) em crianças de seis a 59 meses e sua distribuição espacial na cidade de Beira, Moçambique.

Métodos:

estudo transversal exploratório, realizado entre outubro e novembro de 2019, incluindo 407 crianças de seis a 59 meses. O cálculo da amostra foi baseado na prevalência do déficit estatura/idade. Os dados antropométricos foram analisados no Anthro e a prevalência de má nutrição apresentada por meio de mapas temáticos no Quantum Geographic Information System (QGIS).

Resultados:

os principais resultados mostram uma prevalência de 27,0% de baixa estatura/idade, 7,9% de baixo peso/estatura e 4,7% de excesso de peso.

Conclusões:

a distribuição espacial evidenciou que as áreas urbanas e periurbanas da cidade apresentavam prevalências similares das três formas de má nutrição. A prevalência da má nutrição em Beira é alta, embora o déficit estatura/idade seja a sua maior expressão, estando o excesso de peso difusamente distribuído.

Palavras-chave
Desnutrição; Obesidade; Criança; Sistema de informação geográfica

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br