Acessibilidade / Reportar erro

Aleitamento materno e fatores associados ao desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em vulnerabilidade social

Resumo

Objetivos:

determinar a associação entre o aleitamento materno e fatores associados ao desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em extrema vulnerabilidade social.

Métodos:

estudo transversal conduzido em uma comunidade em vulnerabilidade social, envolvendo crianças de sete a 72 meses, e suas mães biológicas. Variáveis sociodemográficas, antropométricas e de amamentação foram coletadas por meio de questionários e o desenvolvimento neuropsicomotor foi avaliado por meio do teste de triagem Denver II. Razões de prevalência ajustadas foram calculadas usando modelos multivariáveis, orientados por grafos acíclicos direcionados.

Resultados:

dos 654 domicílios visitados, foram incluídos 224 binômios mãe-filho, com média de idade de 28,8 (18,7) meses, em que 143 (63,8%) crianças apresentavam suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e 64 (28,6%) haviam realizado aleitamento materno exclusivo até o sexto mês. Aleitamento materno exclusivo por 6 meses não se associou ao desenvolvimento neuropsicomotor (RP= 0,91; IC95%=0,83-1,00). Houve associação significativa observada apenas com anos de escolaridade materna formal (RP=0,97; IC95%=0,96-0,99). Análise de mediação não mostrou nenhum mediador entre escolaridade materna e desenvolvimento neuropsicomotor.

Conclusões:

destaca-se a alta prevalência de crianças com suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. A escolaridade materna foi a única variável associada à esta condição.

Palavras-chave:
Aleitamento materno; Desenvolvimento infantil; Escolaridade; Pobreza infantil

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br