Acessibilidade / Reportar erro

O Plano de 1623 pela Governança Global: a obscura história da sua repercussão

Resumo

Neste artigo vamos analisar as características e a recepção do primeiro plano para a governança global, o Novo Cyneas, de Émeric Crucé. Examinaremos a história de suas leituras e da possível influência que o Novo Cyneas teria exercido sobre o duque de Sully na definição do projeto de confederação europeia, o caso mais frequentemente citado pelos historiadores de ideias. A nossa análise leva em consideração a repercussão no século XVII, a escassa difusão da obra e as possíveis causas de seu impacto limitado. Nossas conclusões indicam, por um lado, a novidade das principais ideias de Cruce, e, por outro, o seu impacto limitado ao longo do tempo, com exceção do período próximo à criação da Liga das Nações.

Palavras-chaves:
Relações Internacionais do Século XVII; Émeric Crucé (1590-1648); Paz Internacional; Duque de Sully (1560-1641); Multilateralimo; História das Ideias e Relações Internacionais.

Centro de Estudos Globais da Universidade de Brasília Centro de Estudos Globais, Instituto de Relações Internacionais, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - DF - 70910-900 - Brazil, Tel.: + 55 61 31073651 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbpi@unb.br