Acessibilidade / Reportar erro

Impacto econômico e profissional da pandemia de COVID-19 e prevalência de depressão e ansiedade nos cirurgiões de ombro e cotovelo do Brasil

Resumo

Objetivo

Avaliar o impacto econômico e profissional (incluindo ensino e treinamento) durante a pandemia de covid-19, bem como a prevalência de episódio depressivo maior e de transtorno de ansiedade generalizada, nos cirurgiões de ombro e cotovelo do Brasil.

Métodos

Estudo transversal realizado com os cirurgiões membros titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC). A amostragem foi não probabilística por conveniência. As informações foram obtidas por meio de questionário online autoaplicado, através de divulgação pelo e-mail cadastrado dos membros da SBCOC, utilizando questões estruturadas e os instrumentos Patient Health Questionnaire (PHQ-9) e Generalized Anxiety Disorder-7 (GAD-7) para rastreio de episódio depressivo maior e transtorno de ansiedade generalizada, respectivamente.

Resultados

Foram avaliados 119 participantes. O comprometimento no ensino foi afirmado por 87,7% dos cirurgiões, houve redução acima de 50% do volume cirúrgico para cerca de 4 em cada 10 cirurgiões e redução da renda acima de 50% para cerca de 17,3%, sendo que 55,5% dos profissionais não apresentavam estabilidade profissional. O episódio depressivo maior apresentou uma prevalência de 26,7% na amostra, e o transtorno de ansiedade generalizada foi apresentado por 20% dos cirurgiões.

Conclusão

A combinação do impacto negativo sobre fatores profissionais e financeiros pode ter afetado os cirurgiões de ombro e cotovelo do Brasil, gerando elevados índices de ansiedade e depressão.

Palavras-chave
Covid-19; ortopedia; renda; trabalho; saúde mental

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br