Acessibilidade / Reportar erro

Resultados a longo prazo de osteotomia varizante femoral distal (OVFD) com cunha de abertura lateral para artrose do compartimento lateral do joelho utilizando navegação computadorizada* * Trabalho desenvolvido no Departamento de Cirurgia Ortopédica do Joelho, Instituto de Pesquisa Ortopédica de Sydney, Chatswood, Sydney, NSW, Austrália.

Resumo

Objetivo

O objetivo principal do presente estudo foi avaliar os resultados a longo prazo, incluindo a sobrevivência em Osteotomia Varizante Femoral Distal com Cunha de Abertura Lateral (OVFD-CAL) utilizando navegação computadorizada. O objetivo principal do presente estudo foi avaliar os resultados a longo prazo, incluindo a sobrevivência.

Métodos

Foi realizada uma análise retrospectiva dos dados coletados prospectivamente de pacientes com artrite do compartimento lateral submetidos a OVFD-CAL por navegação de dezembro de 2006 a novembro de 2012. As pontuações International Knee Documentation Committee (IKDC, na sigla em inglês) e Knee Injury and Osteoarthritis Outcome Score (KOOS, na sigla em inglês) foram analisadas para medição de resultados. Conversão para artroplastia durante o acompanhamento foi o ponto final.

Resultados

Um total de 19 OVFD-CAL foram realizados em 17 pacientes com média de idade de 46,6 ± 6,5 anos formaram a coorte do estudo. O alinhamento coronal foi corrigido a partir de uma média de 7,1° (2-11°) de valgo para uma média de 2,1° (0,5°-3°) de varo. As pontuações do IKDC melhoraram de uma média pré-operatória de 39 para 53 no acompanhamento de médio de longo prazo de 9,1 anos. Os escores do KOOS no acompanhamento a longo prazo foram: dor 71, sintomas 56, atividades da vida diária 82, esportes e recreação 59, qualidade de vida 43. A sobrevivência do OVFD-CAL foi de 78,9% em um acompanhamento de 9,1 anos. Presença de degeneração da cartilagem segundo a Sociedade Internacional de Reparação de Cartilagem (International Cartilage Repair Society [ICRS, na sigla em inglês])≥ grau 2 no compartimento medial do joelho e deformidade pré-operatória em valgo > 7° fortemente correlacionado com a conversão para artroplastia total do joelho (ATJ) no acompanhamento a longo prazo (r - 0,66).

Conclusões A OVFD-CAL por navegação computadorizada apresentou resultados clínicos satisfatórios e sobrevida de 79% no acompanhamento a longo prazo. Presença de alterações degenerativas ICRS ≥ grau 2 no compartimento medial do joelho com > 7° de deformidade pré-operatória em valgo afeta negativamente a sobrevivência da OVFD-CAL no acompanhamento de longo prazo.

Palavras-chave
osteoartrite; joelho; osteotomia; cirurgia assistida por computador; sobrevivência

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br