Acessibilidade / Reportar erro

Lesões em praticantes amadores de corrida Trabalho feito no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital e Maternidade Celso Pierro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

R E S U M O

Objetivos:

Verificar a frequência e a gravidade das lesões que acometem praticantes amadores de corrida.

Métodos:

O estudo foi conduzido por meio de questionário aplicado a 204 corredores amadores. Foram excluídos do estudo menores de idade e pessoas sem prática de corrida. Número, tipo, topografia e grau de gravidade das lesões, além de idade e sexo, foram os dados coletados.

Resultados:

Observou-se predomínio de atletas do sexo masculino, idade média de 32,6 ± 9,3 anos com variação de 18 a 68 anos. As lesões foram classificadas como leves e afastaram o atleta da prática de corrida por menos de oito dias. Entorses, lesões bolhosas e escoriações foram as lesões mais frequentes, localizadas mais frequentemente nos membros inferiores, com predomínio nos pés.

Conclusão:

Na prática de corrida, entorses, lesões bolhosas e escoriações são frequentes,porém são leves e acometem mais os membros inferiores.

Palavras-chave:
Corrida/lesões; Traumatismos em atletas; Exercício

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br