Acessibilidade / Reportar erro

Tumor de Triton maligno: uma causa rara de dor ciática e pé pendente Trabalho desenvolvido no Hospital da Senhora da Oliveira, Serviço de Ortopedia e Traumatologia, Guimarães, Portugal.

RESUMO

Os tumores malignos da bainha dos nervos periféricos (TMBNP) são muito raros e localizam-se mais frequentemente na região nadegueira, paraespinal, coxa ou braço; uma variante é o tumor de Triton maligno, com uma diferenciação rabdomiosarcomatosa. Apresentamos um diagnóstico diferencial desafiante de dor ciática e pé pendente em uma paciente com antecedentes de hérnia discal lombar, que se descobriu que era causada por um tumor de Triton do nervo ciático. A paciente foi submetida a excisão cirúrgica, seguida de radio e quimioterapia. Poucos casos de tumores de Triton malignos foram descritos e relatados na literatura. O tratamento recomendado é a excisão radical, seguida de radioterapia em alta dose e quimioterapia. O prognóstico, embora mau, depende da localização, do grau e das margens cirúrgicas da exérese.

Palavras-chave:
Tumor de Triton; Neoplasias da bainha neural; Nervo ciático

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br