Acessibilidade / Reportar erro

Lesão de plexo braquial secundária a pseudoaneurisma de artéria axilar após luxação glenoumeral: relato de caso Trabalho desenvolvido no Hospital Universitário Cajuru, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Curitiba, PR, Brasil.

RESUMO

As lesões de artéria axilar e consequente compressão de plexo braquial são extremamente raras em pacientes com luxação de glenoumeral e podem ter manifestações clínicas bastante variadas. Essa articulação é uma das mais acometidas por luxação do corpo humano, representando cerca de 45% dos casos. Menos de 1% dos pacientes com luxação de ombro apresentam complicações vasculares; no entanto, quando há lesão da artéria axilar, a incidência de lesão de plexo braquial associada é de 27% a 44%. Relatamos um caso de compressão do plexo braquial por um pseudoaneurisma de artéria axilar após uma luxação glenoumeral. O objetivo é lembrar a existência dessa associação, a fim de diagnosticá-la precocemente e evitar complicações graves, como a lesão neurológica.

Palavras-chave:
Artéria axilar; Falso aneurisma; Plexo braquial/lesões; Luxação do ombro

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br