Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da qualidade de vida dos pacientes em uso de fixador externo circular em um hospital de trauma* * Trabalho desenvolvido no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital do Trabalhador, Curitiba, PR, Brasil.

Resumo

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida dos pacientes em uso do fixador externo do tipo Ilizarov para tratamento de fraturas complexas e de suas sequelas

Método

Trata-se de um estudo observacional e transversal, em que foi aplicado o questionário 36-item short form survey (SF-36) (traduzido para a língua portuguesa) durante as consultas ambulatoriais em 2 períodos, nos meses de julho de 2018 e janeiro de 2019. Os pacientes que participaram do estudo realizaram seus procedimentos cirúrgicos no período de janeiro a junho de 2018.

Resultados

Foram avaliados 36 pacientes em uso de fixador externo do tipo Ilizarov. Foi observado predomínio do sexo masculino e idade média de 37,9 anos. As fraturas de ossos da perna e suas complicações representaram metade da amostra. Foi observada melhora na capacidade funcional e nos aspectos emocionais dos pacientes ao longo do tratamento.

Conclusão

O uso do fixador externo circular constitui um método importante e eficaz para o tratamento cirúrgico de fraturas complexas e de suas sequelas. Este trabalho permitiu concluir que, após o tratamento, os pacientes alcançaram retorno funcional às atividades diárias com adequada qualidade de vida.

Palavras-chave
qualidade de vida; técnica de Ilizarov; fixadores externos; alongamento ósseo; fraturas ósseas; pseudoartrose

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br