Acessibilidade / Reportar erro

Artrodese tibiocalcaneana usando fixador de Ilizarov

OBJETIVO:

Avaliar os resultados da artrodese tibiocalcaneana com fixador de Ilizarov.

MATERIAL E MÉTODO:

Estudaram-se 12 pacientes, com idade média de 35 anos, sendo nove (75%) homens e três (25%) mulheres; submetidos à artrodese tibiocalcaneana. O diagnóstico no pré-operatório foi infecção do tálus. Usou-se a técnica cirúrgica modificada de Reckling (seis pacientes) e a técnica de Ilizarov, modificada por Catagni (seis pacientes). Os pacientes foram submetidos à avaliação pela escala da American Orthopaedic Foot & Ankle Society (AOFAS) e pesquisa do grau de satisfação.

RESULTADOS:

A consolidação ocorreu em 100% dos casos. O tempo médio de consolidação foi de seis meses (variando de quatro a 12 meses) e o tempo médio de retirada do fixador externo foi de nove meses (variando de quatro a 13 meses). Foi feito alongamento em seis pacientes com média de 4 cm. O seguimento ambulatorial com Vancomicina durou em média seis meses. A média na escala AOFAS foi de 72,5 pontos (variando de 57 a 89 pontos). Todos os pacientes se mostraram satisfeitos com o resultado.

CONCLUSÃO:

A artrodese tibiocalcaneana se mostrou como uma boa solução para casos de lesões complexas do tálus, como infecção, resultando em consolidação óssea, alívio da dor e satisfação do paciente.

Artrodese; Tornozelo; Técnica de Ilizarov


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br