Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de variações anatômicas encontradas em pacientes com síndrome do túnel do carpo submetidos a liberação cirúrgica por via aberta clássica

Resumo

Objetivo

Avaliar a prevalência de variações anatômicas encontradas em pacientes com síndrome do túnel do carpo submetidos a liberação cirúrgica por via aberta clássica.

Métodos

Foram incluídos um total de 115 pacientes com alta probabilidade de diagnóstico clínico de síndrome do túnel do carpo, com indicação para o tratamento cirúrgico. Estes pacientes realizaram eletroneuromiografia e ultrassonografia para confirmação diagnóstica. Foram submetidos ao tratamento cirúrgico por via aberta clássica, no qual foi realizado um inventário completo da ferida operatória na busca e visualização de variações anatômicas intra e extra túnel do carpo.

Resultados

A prevalência total das variações anatômicas intra e extra túnel do carpo encontradas neste estudo foi de 63,5% (intervalo de confiança [IC]95%: 54,5-72,4%). A prevalência do músculo transverso do carpo foi de 57,4% (IC95%: 47,8-66,6%), do nervo mediano bífido associado à artéria mediana persistente foi de 1,7% (IC95%: 0,0-4,2%) e do nervo mediano bífido associado à artéria mediana persistente e ao músculo transverso do carpo foi de 1,7% (IC95%: 0,0-4,2%).

Conclusão

A variação anatômica extra túnel do carpo mais prevalente foi o músculo transverso do carpo e a variação anatômica intra túnel do carpo mais prevalente foi o nervo mediano bífido associado à artéria mediana persistente. O achado cirúrgico de uma variação anatômica extra túnel do carpo, como o músculo transverso do carpo, pode nos indicar a presença de outras variações anatômicas intra túnel do carpo associadas, como nervo mediano bífido, artéria mediana persistente e variações anatômicas do ramo recorrente do nervo mediano.

Palavras-chave
síndrome do túnel do carpo; nervo mediano; procedimento cirúrgico; prevalência

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br