Acessibilidade / Reportar erro

Integração óssea e prevalência de linhas radiotransparentes ao redor dos pinos de componentes glenoidais minimamente cimentados na artroplastia total de ombro* * Pesquisa realizada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo

Objetivos

A falha do componente glenoidal é a principal causa de revisão da artroplastia total do ombro (ATO) e sua frequência parece ser influenciada pelo design do componente. O objetivo deste estudo foi a avaliação clínica e radiográfica (através de raios X e tomografia computadorizada) dos resultados da ATO com componente glenoidal minimamente cimentado.

Métodos

O presente trabalho analisou ATOs realizadas com componente glenoidal Anchor Peg (DuPuy Synthes, Warsaw, IN, EUA) minimamente cimentado entre 2008 e 2013. Por um período mínimo de acompanhamento de 24 meses, escores segundo critérios da University of California at Los Angeles (UCLA) e imagens padronizadas de radiografia simples e tomografia computadorizada foram analisadas. A presença de osso entre as aletas do pino do componente central, que é um indicador de sua integração, foi avaliada nas imagens, bem como a presença de linhas radiotransparentes ao redor do componente glenoidal.

Resultados

Dezenove ombros de 17 pacientes foram avaliados. De acordo com o escore da UCLA, os resultados clínicos foram satisfatórios em 74% dos casos e moderados em 21% dos casos. O resultado foi ruim em um paciente. A integração de componentes foi observada em 58% dos pacientes, sendo total em 42% e parcial em 16% dos casos. Linhas radiotransparentes foram observadas em 52% dos pacientes. Nenhuma relação entre a integração de componentes e os resultados clínicos foi detectada.

Conclusão

A maioria dos pacientes submetidos à ATO com componente glenoidal minimamente cimentado apresentou resultados clínicos satisfatórios. Linhas radiotransparentes ao redor do componente glenoidal são comuns, mas não interferem nos resultados clínicos

Nível de evidência IV; Série de caso; Estudo terapêutico.

Palavras-chave
artroplastia de substituição; ombro; tomografia; radiografia digital; falha da prótese

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br