Acessibilidade / Reportar erro

Características anatomorradiológicas na escoliose idiopática do adolescente com indicação cirúrgica Trabalho desenvolvido no Instituto de Ortopedia e Traumatologia, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

RESUMO

OBJETIVO:

Avaliar as características anatomorradiológicas em pacientes com escoliose idiopática do adolescente com indicação cirúrgica.

MÉTODOS:

Estudo descritivo retrospectivo de 100 prontuários de pacientes do grupo de escoliose com indicação cirúrgica de 2008 a 2015. A análise usada foi a estatística descritiva.

RESULTADOS:

Preencheram os critérios de inclusão e exclusão 28 pacientes e foram selecionados para o estudo. A média foi de 15,4 ± 1,2 anos DP; na amostra selecionada, a proporção menina:menino foi de 6:1; a cifose foi medida em graus pelo ângulo de Cobb entre T5-T12 e teve como média 32,10° ± 13,37° DP; segundo a classificação de Lenke, o mais prevalente foi o tipo 2, observado em 28,6% dos casos.

CONCLUSÃO:

A idade média dos pacientes no presente estudo foi de 15,4 anos; o mais prevalente foi o tipo 2 da classificação de Lenke. Novos trabalhos anatomorradiológicos são necessários para elucidar características morfológicas comuns nos pacientes com escoliose idiopática do adolescente.

Palavras-chave:
Escoliose/anatomia & histologia; Escoliose/radiografia; Adolescente; Resultado do tratamento

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br