Acessibilidade / Reportar erro

Ação da ciclofosfamida subconjuntival em coelhos

RESUMO

Objetivo:

Observar clinicamente os efeitos colaterais de injeção subconjuntival de ciclofosfamida, pensando em sua ação como um agente antifibrótico.

Métodos:

Estudo prospectivo realizado com 20 coelhos albinos da raça Nova Zelândia. Todos os coelhos foram submetidos a 0,3 ml de injeção subconjuntival de ciclofosfamida 10mg/ml no olho esquerdo e foram avaliados de acordo com os efeitos locais no primeiro dia após a injeção, 7, 30 e 60 dias. Foram examinados para detecção de reações oculares como necrose, hiperemia, quemose, secreção, opacidade corneana, irite além de alterações comportamentais e variação no consumo de água e alimentação.

Resultados:

Dos 20 coelhos estudados, apenas 3 apresentaram reações oculares e somente na leitura de 24 horas. Um coelho (5%) apresentou hiperemia, 1 coelho (5%) apresentou hiperemia associada a presença de irite e 1 coelho (5%) apresentou hiperemia associada a presença de secreção. As reações não foram mais observadas durante os exames de 7, 30 e 60 dias.

Conclusão:

A ciclofosfamida subconjuntival causou poucos efeitos colaterais na conjuntiva dos coelhos. Os únicos efeitos encontrados foram hiperemia, irite e secreção.

Descritores:
Mitomicina; Ciclofosfamida; Fibroblastos; Necrose; Cicatrização; Drogas antifibróticas; Coelhos

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br