Acessibilidade / Reportar erro

Estimativa do custo para formação de um oftalmologista no Brasil

RESUMO

Introdução:

Estima-se que 23% da população brasileira não tenha acesso ao oftalmologista, devido, principalmente, à falta de recursos do Sistema Público de Saúde e à distribuição geográfica irregular dos especialistas. É possível que seja caro formar oftalmologistas no Brasil. Assim, é compreensível que a maioria dos profissionais optem para ficar próximos dos grandes centros consumidores, onde estão as melhores remunerações.

Objetivo:

Estimar o custo para a formação de um oftalmologista e as condições do mercado de trabalho para que ele recupere o investimento.

Métodos:

estudo epidemiológico em bases de dados de fontes governamentais e de instituições relacionadas à regulamentação do sistema de saúde ocular.

Resultados:

Estimou-se que o custo para formação de um oftalmologista seja de R$ 592.272,00. Após a especialização, caso ele empenhe todo seu rendimento para reaver o valor gasto em sua formação, precisaria de 5,2 anos para atingir o ponto de equilíbrio.

Conclusão:

Jovens médicos oriundos de famílias incapazes de arcar com o custo de sua formação e de seu sustento, por pelo menos 14 anos após o início da graduação, dificilmente conseguirão se especializar em Oftalmologia, se não conseguirem realizar seus estudos em instituições públicas de ensino. E aqueles que conseguem se especializar, provavelmente optem por exercer a profissão em grandes centros urbanos, onde está a maior parte das oportunidades de trabalho, a fim de, a médio prazo, conseguir, pelo menos, recuperar o investimento financeiro na formação.

Descritores:
Custos e análise de custo; Aprendizagem; Treinamento em serviço; Oftalmologistas; Brasil

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br