Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da pressão intraocular e da pressão de perfusão ocular durante a hemodiálise

Resumo

Objetivo:

Avaliar a variação da pressão intraocular e da pressão de perfusão ocular durante sessão de hemodiálise, nos períodos pré, intra (a cada hora) e pós dialítico, em pacientes tratados em Serviços de Referência em hemodiálise da cidade de Fortaleza - CE.

Métodos:

O estudo foi longitudinal e prospectivo. 45 pacientes foram submetidos à hemodiálise. Todos os pacientes foram recrutados a fazer um exame oftalmológico, além da aferição da pressão intraocular com o Tonopen.

Resultados:

A amostra foi composta por 26 homens e 19 mulheres com idade média de 51,8 anos. O estudo revelou que há uma diferença importante entre a pressão intraocular pré e pós hemodiálise, diminuindo em média 2,59 mmHg. Ao analisar a pressão de perfusão ocular, foi encontrado um aumento médio de 1,85 mmHg entre o início e o término da hemodiálise.

Conclusão:

De acordo com o presente estudo, o processo de hemodiálise é um procedimento aparentemente seguro em relação à alteração da pressão intraocular e da pressão de perfusão ocular, como causadores de patologias oculares, principalmente o glaucoma.

Descritores:
Pressão intraocular; Pressão arterial; Tonometria ocular; Diálise renal; Saúde ocular

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br