Resumo
Objetivo:
Analisar a prevalência de sintomas astenópicos em estudantes do ensino superior e avaliar a sua influência no desempenho acadêmico e no aprendizado.
Métodos:
Pesquisa descritiva com delineamento transversal por meio da aplicação do Questionário College of Optometrists in Vision Development Quality of Life (COVDL-QoL), em sua adaptação transcultural e linguística para a língua portuguesa, aos alunos de uma faculdade particular da cidade de Montes Claros.
Resultados:
O questionário foi respondido por 132 universitários. Não houve discrepância significativa na prevalência de astenopia entre os sexos e a idade. Os sintomas de dor de cabeça, memória fraca e perda de objetos predominaram nas mulheres, enquanto a sonolência durante a leitura e o mau gerenciamento do tempo foram predominantes no sexo masculino.
Conclusão:
Foi identificada alta taxa de prevalência de sintomas astenópicos entre os universitários e associações positivas com sexo e tempo de utilização de equipamentos eletrônicos.
Descritores:
Astenopia; Optometria; Doenças ocupacionais; Estudantes