Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de sintomas astenópicos em estudantes do ensino superior

Resumo

Objetivo:

Analisar a prevalência de sintomas astenópicos em estudantes do ensino superior e avaliar a sua influência no desempenho acadêmico e no aprendizado.

Métodos:

Pesquisa descritiva com delineamento transversal por meio da aplicação do Questionário College of Optometrists in Vision Development Quality of Life (COVDL-QoL), em sua adaptação transcultural e linguística para a língua portuguesa, aos alunos de uma faculdade particular da cidade de Montes Claros.

Resultados:

O questionário foi respondido por 132 universitários. Não houve discrepância significativa na prevalência de astenopia entre os sexos e a idade. Os sintomas de dor de cabeça, memória fraca e perda de objetos predominaram nas mulheres, enquanto a sonolência durante a leitura e o mau gerenciamento do tempo foram predominantes no sexo masculino.

Conclusão:

Foi identificada alta taxa de prevalência de sintomas astenópicos entre os universitários e associações positivas com sexo e tempo de utilização de equipamentos eletrônicos.

Descritores:
Astenopia; Optometria; Doenças ocupacionais; Estudantes

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br