Acessibilidade / Reportar erro

O que veio primeiro: o ovo ou o treinamento microcirúrgico? Um modelo oftalmológico para desenvolver habilidades básicas em microcirurgia

RESUMO

Objetivo:

Descrever um novo modelo acessível de treinamento oftalmológico com ovo de galinha.

Métodos:

Com o auxílio de uma broca esférica, a camada calcificada externa e a cutícula da casca do ovo de galinha foram retiradas em um círculo 2 cm de diâmetro. Mediante um sistema de videomagnificação, a película foi dissecada e cortada em formato aproximado de 1,5 cm de diâmetro. A película foi removida e reposicionada para a confecção de microssuturas interrompidas com nylon 12-0. Os parâmetros analisados foram: custo, facilidade de aquisição e manuseio, tempo para confecção do modelo e para a confecção das microssuturas e número de utilizações possíveis.

Resultados:

Em todos os simuladores foi possível realizar microssuturas separadas e equidistantes na membrana do ovo, sem necessidade de reintervenção.

Conclusão:

O novo modelo com ovo de galinha para o treinamento de cirurgia oftalmológica é de baixo custo, fácil aquisição e manuseio, além de ser viável no desenvolvimento de habilidades básicas em microcirurgia.

Descritores:
Microcirurgia; Treinamento por simulação; Educação Médica; Casca de ovo; Oftalmologia

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br