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Relação entre acuidade visual e condições de trabalho escolar em crianças de um colégio do ensino fundamental público de Curitiba

Objetivo:

Observar o nível de acuidade visual (AV) de estudantes do ensino fundamental público de Curitiba, bem como avaliar a relação entre redução visual, aprendizado e as condições estruturais de estudo.

Métodos:

Medida da AV dos alunos de primeira a terceira série de uma escola pública de Curitiba pelo método de Snellen, medição do comprimento e intensidade luminosa das salas, além do tamanho das letras no quadro negro e dos livros didáticos. Obtenção do boletim escolar dos alunos com baixa visão.

Resultados:

Das 242 crianças examinadas, 225 (92,97%) apresentaram acuidade visual boa, ou seja, AV 20/20 ou 20/25 em ambos os olhos, e 17 (7,03%) apresentaram AV igual ou pior que 20/30. Desses 17, somente um sentava na última linha de carteiras, o qual era o único que apresentava notas abaixo da média; todos os outros 16 tiveram notas na média escolar. A iluminação das salas de aulas estavam todas dentro do preconizado pelo NBR–5413. O tamanho da letra usada pela professora no quadro negro corresponde a 20/200 da tabela de Snellen, e no livro ao que corresponde J3 da tabela de Jaeger.

Conclusão:

A escola fornece condições e estrutura adequadas para o aproveitamento pleno dos alunos. Pode-se relacionar aprendizado com boas condições de trabalho escolar. Sendo assim, além de uma triagem da AV, as escolas devem estar atentas as condições estruturais necessárias para um bom trabalho escolar.

Acuidade visual; Crianças; Instituições acadêmicas; Aprendizagem; Avaliação educacional


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