Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do colírio de brimonidina 0,2% em comparação à nafazolina 0,025% + feniramina 0,3% nas cirurgias de estrabismo

Evaluation of 0.2% brimonidine eye drops compared to 0.025% naphazoline + 0.3% pheniramine in strabismus surgery

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o efeito do colírio de brimonidina 0,2% na redução da hiperemia e do sangramento ocular durante as cirurgias de estrabismo, em comparação com o colírio de nafazolina 0,025% + feniramina 0,3%.

Métodos:

Foram avaliados 14 pacientes com estrabismo e indicação de correção cirúrgica bilateral. Foi instilado antes do procedimento, de forma aleatória, um colírio em cada olho dos pacientes avaliados. A análise subjetiva da hiperemia conjuntival e do sangramento perioperatório foi realizada de forma duplo-cega, por dois cirurgiões. A avaliação objetiva do nível de hiperemia conjuntival foi realizada por análise das imagens obtidas por meio do software ImageJ®.

Resultados:

A análise de modelos multivariados de efeito misto indicou diferenças estatisticamente significantes entre os grupos em relação à hiperemia (avaliador 2) e ao sangramento intraoperatório (avaliadores 1 e 2), com maiores escores nos casos tratados com colírio de nafazolina + feniramina. Entretanto, não houve diferença estatística na análise objetiva realizada por meio da saturação de cores obtidas pelo programa ImageJ®.

Conclusão:

O colírio de brimonidina pode ser superior ao colírio de nafazolina + feniramina na redução do sangramento, levando-se em conta apenas a análise subjetiva.

Descritores:
Estrabismo; Tartarato de brimonidina; Hiperemia; Hemorragia; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br