Acessibilidade / Reportar erro

Demersal fish assemblages off São Sebastião, southeastern Brazil: structure and environmental conditioning factors (summer 1994)

A comunidade de peixes demersais do canal e plataforma de São Sebastião (SP), costa sudeste do Brasil, foi investigada no verão de 1994. A amostragem foi realizada com rede de arrasto de fundo, em 26 estações localizadas entre 8 t' 65 m de profundidade. Foram identificadas 93 espécies pertencentes a 40 famílias. Os cienídeos foram os mais representativos em número de espécies, abundância e peso, sendo Ctenosciaena gracilicirrhus, Paralonchurus brasiliensis e Cynoscion jamaicensis as espécies dominantes. A análise de agrupamento revelou três grandes grupos de espécies e três grupos de estações. O primeiro grupo caracterizou-se pela presença de espécies com ocorrência no canal e regiões costeiras da plataforma interna; o segundo por espécies associadas à plataforma interna >50 m de profundidade) e o terceiro grupo por espécies relacionadas à plataforma externa (>50 m). As variáveis ambientais selecionadas pela CCA explicaram 51 % da variação dos dados das espécies, sendo a temperatura da água de fundo a mais importante, representando 21% da variância. Verificou-se a importância da distribuição das massas d'água na estruturação da comunidade de peixes demersais. Durante o período de amostragem a área foi ocupada pela massa d'água quente da Água Costeira (AC). No entanto, a presença da Água Central do Atlântico Sul (ACAS), mais fria, foi detectada na camada de fundo da plataforma externa, influenciando a distribuição e abundância das espécies dominantes.

Ecossistema marinho; Peixes demersais; Associações; Canal; Plataforma continental; São Sebastião; Sudeste do Brasil


Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo Praça do Oceanográfico, 191, 05508-120 São Paulo SP Brasil, Tel: (55 11) 3091-6513, Fax: (55 11) 3032-3092 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: amspires@usp.br