Acessibilidade / Reportar erro

COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES MÉTODOS PARA MENSURAÇÃO DA GORDURA CORPORAL APÓS UM PROGRAMA DE PERDA DE PESO

RESUMO

Introdução

A mensuração precisa e sensível da composição corporal é uma importante ferramenta para o diagnóstico e controle da obesidade.

Objetivo

Comparar as alterações da gordura corporal mensuradas através da absorciometria com raios-X de dupla energia (DEXA), análise da impedância bioelétrica (BIA) e dobras cutâneas (DC) em adultos saudáveis com sobrepeso, a fim de avaliar se os três métodos podem ser utilizados durante um programa de perda de peso (PPP).

Métodos

Oitenta e quatro homens (n=36) e mulheres (n=48) com índice de massa corporal entre 25-29,9 kg/m2, idade entre 18-50 anos, não-fumantes e sedentários foram divididos aleatoriamente em grupos de de força, resistência, combinados de força mais resistência ou com recomendações de atividade física. Todos os indivíduos seguiram uma dieta hipocalórica (25-30% de redução na ingestão energética em relação ao gasto energético total diário). A intervenção durou 22 semanas.

Resultados

A maior correlação foi obtida entre a DEXA e DC quando homens e mulheres foram estudados juntos (r=0,864, p<0,01). Foram encontradas diferenças significativas entre a DEXA e BIA no percentual de gordura (subestimação da BIA em 2,4%, p<0,05) nas mulheres. A subestimação foi mais determinante tanto para o percentual de gordura quanto para a massa gorda nos homens, 13,2% versus 10,2%, e 6,8 kg versus 4,2 kg entre a BIA e DC, respectivamente (p<0,05). Todos os procedimentos obtiveram resultados similares (p>0,05) quando foram analisadas alterações na gordura corporal ocasionadas pela intervenção. No entanto, considerando os resultados da mínima diferença comparados à DEXA, a BIA apresentou maior sensibilidade para detectar mudanças no percentual de gordura e massa gorda, enquanto a DC subestimou as mudanças, com um percentual significativamente mais baixo considerado real (p=0,01).

Conclusão

O método de DC parece subestimar as mudanças reais, portanto, a DEXA e BIA podem ser ferramentas mais eficazes para mensurar a alteração no percentual de gordura e a massa gorda durante um PPP. Nível de evidência II, Diagnóstico.

Composição corporal; Exercício; Dieta; Ensaio Clínico; Sobrepeso

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br