Acessibilidade / Reportar erro

MEDICINA ESPORTIVA BASEADO EM EVIDÊNCIAS PARA PREVENIR FERIMENTOS NA ARTICULAÇÃO DO JOELHO NO SALTO TRIPLO

RESUMO

Introdução:

As exigências técnicas do salto triplo são significativas. Contudo, nos últimos anos, ferimentos no joelho de atletas durante o treino de salto triplo tem impactado na sua preparação e seu nível competitivo.

Objetivo:

Esse artigo propõe um método para modelagem do ferimento na articulação do joelho causado pelo sobretreinamento de atletas de salto triplo, com base num algoritmo aprimorado para análise de componente principal.

Métodos:

Obtivemos, na tabela decisória, um hiperplano otimizado, mostrando dados sobre a relação entre o ferimento esportivo e a amplitude do movimento articular ao longo do salto triplo. Em seguida, foi estabelecido um modelo relacional entre esses elementos. Estimou-se os principais componentes das feridas na articulação do joelho de atletas de salto triplo e estabeleceu-se um modelo preciso, relacionando o sobretreinamento desses atletas e tais feridas articulares.

Resultados:

A precisão do algoritmo de modelagem aprimorado se mostrou mais próxima dos resultados do exame físico ambulatorial que dos resultados da modelagem por algoritmo tradicional.

Conclusão:

Um modelo de relação entre o ferimento no salto triplo e a amplitude do movimento da articulação foi estabelecido usando-se o algoritmo aprimorado. Esse modelo pode aumentar consideravelmente a precisão das relações entre esses elementos e efetivamente prevenir contra ferimentos no salto triplo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Esportes; Amplitude de Movimento Articular; Lesões do Esporte

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br