Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS CARDIOVASCULARES DE 16 SEMANAS DE TREINAMENTO DE ARTES MARCIAIS EM ADOLESCENTES

RESUMO

Introdução:

Os hábitos sedentários aumentam as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A atividade física é um dos meios de prevenção e tratamento dessas doenças, sendo assim, as artes marciais aparecem como uma opção de caráter dinâmico no incentivo à prática de atividades físicas.

Objetivos:

O objetivo do estudo consiste em analisar os efeitos de 16 semanas de treinamento de artes marciais (Muay Thai ou Judô) sobre as variáveis cardiovasculares nos adolescentes.

Métodos:

A amostra foi constituída por 40 adolescentes de 11 a 14 anos, divididos em dois grupos: artes marciais (n=28) e controle (n=12). As medições de peso e altura foram realizadas para o cálculo do índice de massa corporal. Foram medidas também a pressão arterial sistólica e diastólica (PA), a frequência cardíaca (FC) em repouso, a pressão de pulso (PP) e o duplo produto (DP). A intervenção foi realizada através da prática de artes marciais (Muay Thai e Judô), realizada duas vezes por semana, durante 90 minutos, por 16 semanas. O grupo controle não realizou nenhum tipo de treinamento. A análise estatística foi feita utilizando os seguintes testes: Shapiro-Wilks, Levene, análise de covariância (ANCOVA), tamanho do efeito eta-squared e efeito líquido, utilizando o software SPSS 15.0 e nível de significância de 5%.

Resultados:

Não houve diferença estatística entre o grupo controle e o grupo de artes marciais para a caracterização da amostra. Houve diferença significativa na PA sistólica no grupo de artes marciais quando comparado com o grupo controle (valor p=0,049). A dimensão do efeito pode ser considerada moderada (dimensão do efeito=0,163), com um bom efeito líquido (3,4 mmHg).

Conclusão:

Este estudo demonstrou que 16 semanas de artes marciais diminuíram a PA sistólica em adolescentes normotensos. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Frequência cardíaca; Adolescente; Pressão sanguínea; Pressão de pulso; Artes marciais; Pressão arterial

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br