Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL SOBRE A CAPACIDADE DE CONTROLE POSTURAL NOS DANÇARINOS ESPORTIVOS

RESUMO

Introdução

O treinamento funcional pode melhorar a coordenação e o controle físico dos atletas. Também há estudos que comprovam a melhora da força dos músculos do core após o treinamento funcional. Porém ainda são inconclusivas as pesquisas que questionam o equilíbrio dinâmico dos atletas submetidos ao treino funcional.

Objetivo

Analisar os métodos de controle postural e o impacto do treinamento funcional em dançarinos esportivos.

Métodos

Jovens dançarinos esportivos foram divididos aleatoriamente em grupos controle e experimental. Os dois grupos executaram o treino de aptidão física tradicional e foi adicionado um protocolo de treino funcional ao grupo experimental. Estatísticas matemáticas foram empregadas na análise comparativa da aptidão física dos dois grupos de atletas, antes e depois do treinamento.

Resultados

Os atletas do grupo de treinamento funcional atingiram rapidamente a capacidade de controle postural, com alta relevância estatística(P<0,05).

Conclusão

Os atletas precisam adotar um plano de treinamento científico e sistemático ao realizarem treinos de dança esportiva. O estabelecimento dos índices de teste para a capacidade de controle postural nos atletas pode ser diversificado. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Treinamento de Força; Dança; Atleta; Testes de Aptidão Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br