Acessibilidade / Reportar erro

INTERPRETAÇÃO DA FORÇA PROPULSORA NO NADO ESTACIONÁRIO ATRAVÉS DA ANÁLISE DO COMPONENTE PRINCIPAL

RESUMO

Introdução:

A força propulsora na natação, representada através do impulso, está relacionada ao desempenho. Entretanto, já que diferentes parâmetros biomecânicos contribuem para a geração do impulso, os treinadores têm uma difícil tarefa ao buscarem a melhora do desempenho.

Objetivos:

Identificar os principais componentes envolvidos na geração do impulso na braçada do nado crawl.

Métodos:

Catorze nadadores foram submetidos ao teste de nado estacionário, totalmente all-out, com duração de 10 segundos. Os parâmetros de força mínima, força máxima, força média, tempo para força máxima, taxa de desenvolvimento da força e a duração da braçada foram obtidos a partir da curva força-tempo e, depois, foi realizada uma análise do componente principal.

Resultados:

A análise do componente principal revelou que o componente 1, predominantemente cinético, era composto pelos parâmetros de força máxima, força média e taxa de desenvolvimento da força e contava com 49,25% da variação total do impulso, enquanto que o componente 2, predominantemente temporal, composto pelos parâmetros de força mínima, duração da braçada e tempo para força máxima, representava 26,43%.

Conclusão:

Os parâmetros cinéticos (força máxima, força média e taxa de desenvolvimento de força) estão mais associados ao aumento do impulso e, hipoteticamente, ao desempenho no nado não estacionário. Nível de Evidência II; Estudos diagnósticos - Investigação de um exame para diagnóstico.

Descritores:
Natação; Mecânica; Biofísica; Análise multivariada

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br