Acessibilidade / Reportar erro

TESTE ISOCINÉTICO DE FORÇA MUSCULAR E TECNOLOGIA DE TREINAMENTO NA MEDICINA ESPORTIVA

RESUMO

Introdução

Pesquisas atuais na medicina esportiva sobre os músculos adjacentes às articulações em pacientes com instabilidade articular concentram-se na instabilidade funcional. Entretanto há poucos estudos sobre a força muscular nos músculos ao redor das articulações em pacientes comuns.

Objetivo

Este estudo testa as alterações na força muscular isocinética nos grupos musculares de flexo-extensão em joelhos e cotovelos de indivíduos comuns.

Métodos

Selecionamos aleatoriamente cidadãos comuns para realizar testes isocinéticos de força muscular com força de aderência, força explosiva de pedalar e velocidades de movimento da articulação do cotovelo e joelho de 60°/s.

Resultados

O trabalho único dos flexores e extensores normais do joelho diminui com a velocidade de teste em diferentes velocidades de movimento.

Conclusão

O teste de força de aderência e teste isocinético de pedalar podem ser usados como testes de força muscular simples para o monitoramento do condicionamento físico. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Técnica de Treinamento; Esportes; Medicina Esportiva

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br