Acessibilidade / Reportar erro

LESÃO POR FADIGA EM JOGADORES DE VOLEIBOL SOB TREINO DE RESISTÊNCIA COM SALTO

RESUMO

Introdução

O rápido desenvolvimento dos esportes competitivos no mundo exige que os jogadores de voleibol não tenham apenas aptidão física suficiente, mas também a capacidade de compreender e apreender técnicas e táticas avançadas. Para atender ao ritmo crescente da competição esportiva, deve-se aprofundar e ampliar as pesquisas sobre lesões por fadiga em jogadores de voleibol, fazendo com que treinadores e jogadores se atentem às lesões esportivas e seus meios de prevenção.

Objetivo

Explorar as características da lesão por fadiga em jogadores de voleibol sob treino de resistência com salto.

Métodos

157 jogadores de voleibol de oito faculdades esportivas foram selecionados como objeto de pesquisa. Compostos por 94 jogadores de voleibol masculinos e 63 jogadoras de voleibol feminino.

Resultados

Na investigação dos 157 jogadores de voleibol, 153 apresentaram algum grau de lesão, representando um total de 97,1% dos jogadores, e apenas 4 não lesionados, representando 1,80%; 95 pessoas ficaram feridas em treinos técnicos especiais (61,20%); 43 feriram-se no treino avançado (27,62%); 17 pessoas feriram-se em atividades preparatórias (10,86%). Ninguém se feriu durante as atividades de relaxamento.

Conclusão

Medidas preventivas para lesões por fadiga em jogadores de voleibol incluem principalmente o fortalecimento com supervisão médica, a distribuição equilibrada da carga de exercício. Com atenção ao preparo racional das atividades incluindo o fortalecimento e a flexibilidade articular do joelho. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação de resultados.

Fadiga Muscular; Treinamento de Força; Voleibol

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br