Acessibilidade / Reportar erro

A INFLUÊNCIA DO TREINO DE CORE SOBRE A CAPACIDADE DO CONTROLE E EQUILÍBRIO EM SURFISTAS

RESUMO

Introdução

O surfe depende principalmente da força motriz resultante das oscilações nas ondas. Os atletas precisam remar na zona de ondas e completar as ações da competição na seção mais forte nas paredes das ondas. Isso exige extrema habilidade de equilíbrio, que pode ser fortalecida com treinos específicos. Dentre eles, acredita-se que o treino de core poderia ser benéfico.

Objetivo

Estudar a influência do treino em plataforma estável e instável na regulação da postura ortostática do surfista sob perturbação do equilíbrio.

Métodos

Membros da Equipe Nacional de Treinamento de Surf de Hainan foram voluntários do experimento, foram analisados os seus métodos de treino físico, treino de memória e avaliação dos efeitos.

Resultados

90% dos atletas conseguem completar o controle de equilíbrio em uma posição autônoma de curto prazo na prancha de equilíbrio em 1 semana, a velocidade de seu progresso também depende da duração do treino, tempos e intervalos, a regra da progressão encontra-se de acordo com a teoria literária do treino esportivo.

Conclusão

Com a extensão adicional do ciclo de treino da prancha de equilíbrio, acredita-se que a capacidade dos atletas no controle do equilíbrio e capacidades abrangentes de competição reais continuarão a aumentar, o nível técnico geral e a estabilidade de seu desempenho serão ainda mais aprimorados. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação de resultados.

Esportes Aquáticos; Equilíbrio Postural; Treinamento por Simulação

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br