Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DA CREATINA E DO CITRATO DE SILDENAFILA SOBRE O DESEMPENHO FÍSICO DE CAMUNDONGOS

RESUMO

Introdução:

O uso de substâncias com o objetivo de aumentar o rendimento esportivo entre atletas profissionais e amadores é crescente. Tais substâncias podem fazer parte do grupo de suplementos alimentares ou integrar classes farmacológicas. Toda substância empregada para esse fim é denominada de agente ergogênico. O número de opções entre os agentes ergogênicos aumenta a cada dia, favorecendo assim o uso em demasia e sem a devida orientação. Entre os suplementos alimentares, salientamos a utilização de creatina, substância muito difundida no meio esportivo. Já entre os grupos farmacológicos, muitas substâncias são utilizadas. Recentemente, foi divulgado entre os meios de comunicação o uso de citrato de sildenafila por atletas profissionais de várias modalidades esportivas, predominantemente as aeróbicas.

Objetivos:

Comparar e demonstrar as repostas ocasionadas pelo treinamento físico, associadas ao uso de creatina e citrato de sildenafila em camundongos.

Métodos:

Aplicou-se um protocolo de treinamento de natação e, a seguir, empregou-se um eletrofisiógrafo com objetivo de obter parâmetros referentes à intensidade de contração, à área sob a curva e à queda percentual.

Resultados:

As respostas obtidas demonstram ação ergogênica da creatina, visto que alteraram os parâmetros empregados para a mensuração. Já a utilização de citrato de sildenafila não apresentou resultados satisfatórios para enquadrar o fármaco como agente ergogênico.

Conclusão:

A creatina apresenta efeito ergogênico porque reduz a queda percentual após 10 segundos, já a sildenafila não apresentou potencial ergogênico e, curiosamente, demonstrou respostas inferiores quando comparado aos grupos de exercício. Nível de evidência II; Estudo prospectivo comparativo .

Descritores:
Creatina; Fadiga muscular; Citrato de sildenafila

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br