Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 11, Número: 4, Publicado: 2011
  • Carta da editora

    Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
  • Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes? Artigos

    Borges, Elaine Ferreira do Vale

    Resumo em Português:

    O uso dos termos abordagem comunicativa e abordagem instrumental tem sido recorrente no contexto brasileiro. Isso gera dúvidas quanto a serem abordagens diferentes ou nomes diferentes para uma mesma abordagem. Este artigo objetiva expor a compreensão que se tem dessas concepções nos contextos nacional e internacional de ensino de línguas. Atenção também será dada ao termo abordagem comunicacional. Serão explicitadas e discutidas as principais publicações da área sobre o tema, iniciando em Palmer (1917) e incluindo depoimentos de especialistas de renome, como Widdowson e Prabhu _ coletados em 2006 _, culminando em Borges (2009). Este artigo chama a atenção para um "afrouxamento" no tratamento de um tema que se mostra um contexto profícuo para a compreensão do surgimento e desenvolvimento de paradigmas e metaparadigmas na Linguística Aplicada.

    Resumo em Inglês:

    The use of the terms communicative approach and ESP/LSP approach has been recurrent in the Brazilian context. This raises doubts as to whether they are different approaches or different names for the same approach. This paper aims at highlighting the current understanding regarding those conceptions both in international and Brazilian language teaching contexts. Attention is also given to the term communicational approach. This work underlines and discusses the leading publications on this subject, starting with Palmer (1917), including the testimony of renowned experts such as Widdowson and Prabhu _ collected in 2006 _, and culminating with Borges (2009). This article draws attention to a "relaxation" in the treatment of a theme that unfolds as an appropriate context fo r the comprehension of the emergence and development of paradigms and metaparadigms in Applied Linguistics.
  • Tarefas colaborativas e ocasiões de aprendizagem em inglês como língua estrangeira

    Lima, Marília dos Santos

    Resumo em Português:

    O estudo aqui relatado é parte de um projeto de pesquisa qualitativa sobre o uso de tarefas colaborativas na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no Brasil. A pesquisa examina o conceito de diálogo colaborativo (SWAIN, 2000), entendido como o diálogo que constrói conhecimento por meio de uma perspectiva sociocultural de aprendizagem de línguas. Os resultados sugerem que os alunos refletiram sobre a língua alvo, testaram hipóteses e reformularam sua produção, a fim de promover compreensão mútua no processo de aprendizagem. A interação estabelecida durante a produção do diálogo colaborativo estimulou a aprendizagem da língua estrangeira, visto que os aprendizes perceberam falhas linguísticas na língua alvo e procuraram soluções em conjunto.

    Resumo em Inglês:

    The study reported here forms part of a program of qualitative research focusing on the use of collaborative tasks in learning English as a foreign language in Brazil. The research examines the concept of collaborative dialogue (SWAIN, 2000), understood as dialogue that constructs linguistic knowledge within a sociocultural view of language learning. The results indicated that the learners reflected upon the target language, tested hypotheses and reformulated their production in order to promote mutual comprehension in the learning process. The results also revealed that the interaction established during the production of the collaborative dialogue stimulated foreign language learning as the students noticed linguistic gaps in the target language, and sought solutions together.
  • O trabalho com línguas para fins específicos em uma perspectiva interacionista sociodiscursiva Artigos

    Beato-Canato, Ana Paula Marques

    Resumo em Português:

    Aparentemente em caminho oposto à proposta de ensino de línguas para fins específicos, que pressupõe rapidez, o interacionismo sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2003; 2006; 2008; SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) postula um trabalho processual, organizado em sequências didáticas que visam o desenvolvimento de capacidades de linguagem necessárias para agir em contextos específicos. Esse trabalho pode demandar diversas horas de estudo em torno de um gênero textual específico para garantir que a língua seja compreendida como prática social e o texto como instrumento semiótico para agir nesses contextos. Alinhado a essa perspectiva, os desafios deste artigo são analisar e exemplificar as adaptações possíveis e necessárias na proposta didática genebrina para que possa ser aplicada em contextos de ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos.

    Resumo em Inglês:

    While the Language for Specific Purposes approach presupposes velocity, the sociodiscursive interactionism theory (BRONCKART, 2003; 2006; 2008; SCHEUWLY; DOLZ, 2004) postulates a processual work, organized in didactic sequences which aim at the development of language capacities necessary to act in particular contexts. This perspective requires several hours of study focused on a given textual genre to ensure the comprehension of language as a social practice and of text as a semiotic instrument, which allows effective verbal communication in singular situations. Aligned with this perspective, the challenges of this paper are to analyze and illustrate possible and necessary adjustments in the Swiss proposal that can be applied to the learning-teaching process of languages for specific purposes.
  • Análise linguístico-discursiva do genero introdução de artigo de pesquisa (para fins específicos): Teste ANPAD Artigos

    Coelho, Juliana Guimarães Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este artigo é um recorte de um estudo que analisou o gênero textual `introdução de artigo de pesquisa' sob a ótica retórico-discursiva. Os princípios teórico-metodológicos que orientaram esta pesquisa foram: inglês instrumental, leitura e gêneros textuais. A pesquisa realizada é de natureza descritiva focalizada (LARSEN-FREEMAN; LONG, 1991), e o corpus utilizado é formado por introduções de artigo de pesquisa da prova de inglês do teste ANPAD. Neste artigo, será apresentada uma análise linguístico-discursiva das introduções desse corpus. Os resultados mostraram que as evidências linguísticas nem sempre correspondem a um determinado movimento retórico (SWALES, 1990) presente nos textos das introduções analisadas. O estudo teve finalidade pedagógica, pois evidenciou os marcadores linguísticos e as estruturas verbais que realmente ocorrem nesse gênero.

    Resumo em Inglês:

    This article is part of a study which analyzed the textual genre `research article introduction' from the perspective of rhetorical-discursive analysis. The theoretical-methodological principles which guided this research were: English for specific purposes, reading and textual genre. This research was a focused description (LARSEN-FREEMAN; LONG, 1991), and the corpususedwas composed by research article introductions from the ANPAD English test (ANPAD is a test for postgraduate courses). This article presents the linguistic-discursive analysis of the introductions that comprise the corpusused in the studyof the original study. The results showed that the linguistic evidence not always corresponded to a specific rhetorical movement (SWALES, 1990) in the introductions. The study had a pedagogical purpose because it highlighted the linguistic marks and the verbal structures that really occur in this genre.
  • Mapas conceituais mediados pelo computador: uma estratégia para aumentar o nível de compreensão escrita em inglês para fins específicos

    Dias, Reinildes

    Resumo em Português:

    Este artigo enfoca os procedimentos de uma pesquisa-ação (STRINGER, 2007) implementada em uma turma de alunos de graduação de um curso de inglês instrumental na Faculdade de Letras (UFMG). O impulso motivador foi a tentativa de criação de um meio para resolver um problema educativo localizado: o aumento do nível de compreensão de textos em inglês para fins acadêmicos. O processo de busca de uma possível solução envolveu o uso de mapas conceituais (NOVAK; CAÑAS, 2008), mediados pelo programa de computador CMap Tools (CAÑAS et al., 2004). Os dados indicam que a criação de mapas conceituais, empoderada pelo uso do CMap Tools, pode ser uma estratégia útil para aumentar o nível de compreensão escrita dos alunos. A investigação teve como suporte teórico os princípios da abordagem de inglês para fins específicos, aprendizagem significativa, aprendizagem como um ato social e aprendizagem colaborativa.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on the procedures of an action-research (STRINGER, 2007) that was conducted with undergraduates enrolled in an ESP course at Faculdade de Letras (UFMG). The impelling drive was the creation of a means to solve an educational problem, namely, the enhancement of students' reading comprehension of texts in English for academic purposes. The problem-solving process involved the use of concept maps (NOVAK; CAÑAS, 2008) powered by the CMap Tools software (CAÑAS et al., 2004) to meet the educational needs of a localized teaching situation. Data indicate that concept mapping, facilitated by computer software, can be a useful strategy to improve comprehension. Support for the investigation comes from the theories underlying the ESP approach, meaningful learning, learning as a social enterprise, and collaborative learning.
  • Desenho de curso, pesquisa-ação e o uso do computador: desafios num curso de línguas para fins específicos

    Damião, Silvia Matravolgyi

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa-ação que teve como objetivos desenvolver e acompanhar um curso de linglês para fins específicose sua docência, bem como a construção e desenvolvimento de um website. No primeiro ano do trabalho, o plano de curso foi modificado, devido ao retorno dado pelos alunos e o mesmo aconteceu com o site, que foi sendo alimentado e modificado de acordo com as produções dos alunos no período. O plano de curso foi reformulado no segundo ano do estudo, com base na experiência adquirida no ano anterior, e tarefas foram introduzidas para ir ao encontro das necessidades acadêmicas e futuras necessidades profissionais dos alunos. Ao final do segundo ano da pesquisa, foi possível confirmar que o plano de curso, com as modificações implementadas, era adequado e que o site refletia as tarefas feitas pelos alunos durante o curso, confirmando-se, assim, os objetivos propostos no início da pesquisa. Também foi possível propor novos encaminhamentos para o ensino de inglês para fins específicos na instituição onde a pesquisa ocorreu.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of an action research project that focused on the design and teaching of an ESP course and on the collaborative construction and development of a website. In the first year of the study, the course plan was modified due to the feedback given by the students and the same happened to the site, which was uploaded and modified according to the students' productions within the period. The course plan was reformulated in the second year of the study based on the experience acquired in the first year, and tasks were introduced to fulfill the students' academic and future professional needs. At the end of the second year of the study, it was possible to confirm that the course plan, with the modifications that were introduced, was adequate, and that the site reflected the tasks prepared by the students within the period, therefore reaching the objectives proposed at the beginning of the study. It was also possible to propose new directions for ESP teaching at the Institution where the research was carried out.
  • O papel do professor no ensino de alemão para o fim específico da leitura Artigos

    Stanke, Roberta Cristina Sol Fernandes

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo abordar o papel do professor em um curso de alemão, cujo fim específico é o desenvolvimento da habilidade de leitura nesta língua estrangeira (LE). Os resultados da pesquisa, realizada com bas eem notas de campo em um curso de alemão para leitura, diários, entrevistas, questionários, análise documental e gravações em áudio e vídeo, demonstraram o papel multifacetado do professor de LE para fins específicos que, além de ensinar a língua-alvo, analisa as necessidades da situação-alvo e da situação de aprendizagem, seleciona e elabora material didático, conscientiza seu aprendiz sobre o que significa a atividade de leitura e fomenta o desenvolvimento das estratégias de leitura.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze the teacher's role in a German course which has the specific purpose to develop the reading skill in this foreign language. The research was based on field notes in a German course for reading, including diaries, interviews, questionnaires, documental analysis and audio and video recordings. The results showed the multifaceted role of the foreign language teacher for specific purposes, who teaches the foreign language, analyses the needs of the target situation and of the learning situation, selects and produces didactic material, makes the learner aware of what the reading process is and foment the development of reading strategies.
  • Panorama dos estudos sobre a linguagem da aviação Artigos

    Bocorny, Ana Eliza Pereira

    Resumo em Português:

    A carência de estudos descritivos sobre a linguagem especializada da aviação dificulta a criação e o desenvolvimento de cursos de Inglês para Fins Específicos (doravante ESP) para essa área de conhecimento. A pesquisa aqui apresentada busca suprir em parte tal carência, na medida em que faz uma revisão de trabalhos que já foram produzidos sobre língua e aviação. Assim, o objetivo deste artigo é, ao analisar o surgimento e a evolução de estudos relacionados à linguagem da aviação, identificar as principais temáticas enfocadas por pesquisadores e escritores desde o surgimento da "arte de voar" até hoje, relacionando-as às diferentes áreas da Linguística Aplicada. Para tanto, livros, artigos e documentos foram identificados, listados, relacionados aos principais fatos históricos do período e categorizados conforme seus focos de estudo. Por fim, foi organizado um quadro referencial com os principais focos de estudo identificados.

    Resumo em Inglês:

    The lack of descriptive studies on the specialized language of aviation hinders the creation and development of English for Specific Purposes (hereafter ESP) courses for this area. This research seeks to remedy this deficiency as it presents a review of studies that have been produced about language and aviation. Thus, the purpose of this article is, while examining the emergence and evolution of language studies related to aviation, identify the main issues focused by researchers and writers since the emergence of "the art of flying" to date relating them to different areas of Applied Linguistics. For this purpose books, articles and documents were identified, listed, related to major historical events of the period and categorized according to their focus of study. Finally, a frame of reference with the main focuses of the study identified was organized and presented.
  • CELANI, M. A.; FREIRE, M. M.; RAMOS, R. C. G. (Org.). A abordagem instrumental no Brasil: um projeto, seus percursos e seus desdobramentos. Campinas: Mercado de Letras, 2009. Artigos

    Silva, Kleber Aparecido da
  • Tributo à Professora Bernardete Biasi-Rodrigues Artigos

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com