Acessibilidade / Reportar erro

As funções dos tipos textuais no interior do gênero discurso de propaganda

The functions of the textual types in the gender advertising speech

Este artigo propõe refletir acerca do ensino de leitura e escrita pela abordagem de gêneros, com foco nas funções que os tipos textuais desempenham no interior do gênero discurso de propaganda. Reflete-se sobre problemas que envolvem a conceitualização de gênero textual / gênero de discurso, tipos textuais / formas textuais, com ênfase na definição de gênero mais adequada ao ensino. O corpus desses estudos constitui-se de uma peça publicitária veiculada no jornal Folha de S. Paulo. E as reflexões se ancoram no Funcionalismo (HALLIDAY, 1985), na Semântica Pragmática (VAN DIJK, 1978) e na Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 2002).

Ensino; função da linguagem; construção de sentido; eficácia do discurso


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com