Resumos
O propósito deste trabalho é o de investigar a natureza dos processos de interação em uma ambientação diferenciada - a lista de discussões -, utilizando-se fotografias como input para a comunicação em língua inglesa entre os participantes de um curso de idiomas em São Paulo. As interações envolveram 22 alunos de dois níveis - Intermediário e Avançado -, de acordo com a terminologia da escola; porém, para este trabalho a análise está focada na comunicação entre dois alunos de um mesmo nível. O conceito de Oficinas Virtuais Temáticas (Rezende, 2003) foi utilizado na proposta de atividades com os participantes desta pesquisa, os quais foram incluídos em uma lista de discussão criada pelo professor. As Oficinas Virtuais Temáticas fundamentam-se no conceito de oficinas virtuais (Freire, 1998, 2000), que, propondo uma abordagem tridimensional de ensino-aprendizagem, resulta da associação entre experiência, reflexão e prática. A partir do envio de fotos para a lista de discussão, observou-se de que maneira se estabeleceu a interação no ambiente. Considerando que a comunicação no meio eletrônico assinalado se dá como um processo estabelecido pela interação verbal, ponto central na teoria de Bakhtin, utilizei a teoria da linguagem deste autor como base para a análise das interações nas atividades propostas.
comunicação; discurso; imagem; interação on-line
This paper aims at investigating the interaction of two students of English at a languages institute in São Paulo through the use of images as input for the communication process. The concept of Thematic Online Workshops (Rezende, 2003) was chosen for this activities proposal with the participants, which were included in a discussion list by their English teacher. After sending photos through the discussion list, it was possible to observe how the interaction in the environment occurred. Considering the communication in the online environment as a process defined by verbal interaction, central point of Bakhtinian theory, I used Mikhail Bakhtin's language theory as the basis for analyzing the interactions in the activities proposed.
communication; discourse; image; online interaction
ARTIGOS
Imagem e dialogia em interações on-line
Image and dialogics in online interactions
Paulo Sergio Rezende
Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem LAEL - PUC/SP, E-mail: paulo.srezende@sp.senac.br
RESUMO
O propósito deste trabalho é o de investigar a natureza dos processos de interação em uma ambientação diferenciada - a lista de discussões -, utilizando-se fotografias como input para a comunicação em língua inglesa entre os participantes de um curso de idiomas em São Paulo. As interações envolveram 22 alunos de dois níveis - Intermediário e Avançado -, de acordo com a terminologia da escola; porém, para este trabalho a análise está focada na comunicação entre dois alunos de um mesmo nível. O conceito de Oficinas Virtuais Temáticas (Rezende, 2003) foi utilizado na proposta de atividades com os participantes desta pesquisa, os quais foram incluídos em uma lista de discussão criada pelo professor. As Oficinas Virtuais Temáticas fundamentam-se no conceito de oficinas virtuais (Freire, 1998, 2000), que, propondo uma abordagem tridimensional de ensino-aprendizagem, resulta da associação entre experiência, reflexão e prática. A partir do envio de fotos para a lista de discussão, observou-se de que maneira se estabeleceu a interação no ambiente. Considerando que a comunicação no meio eletrônico assinalado se dá como um processo estabelecido pela interação verbal, ponto central na teoria de Bakhtin, utilizei a teoria da linguagem deste autor como base para a análise das interações nas atividades propostas.
Palavras-chave: comunicação; discurso; imagem; interação on-line.
ABSTRACT
This paper aims at investigating the interaction of two students of English at a languages institute in São Paulo through the use of images as input for the communication process. The concept of Thematic Online Workshops (Rezende, 2003) was chosen for this activities proposal with the participants, which were included in a discussion list by their English teacher. After sending photos through the discussion list, it was possible to observe how the interaction in the environment occurred. Considering the communication in the online environment as a process defined by verbal interaction, central point of Bakhtinian theory, I used Mikhail Bakhtin's language theory as the basis for analyzing the interactions in the activities proposed.
Keywords: communication; discourse; image; online interaction,
Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.
Article full text available only in PDF format.
Recebido em fevereiro de 2008.
Aprovado em abril de 2008.
- BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem Ed. Hucitec, 1992.
- BRAIT, E. Bakhtin, dialogismo e construção do sentido Editora Unicamp, 1997.
- FREIRE, M. M. Computer-Mediated Communication in the Business Territory: a joint exploration through e-mail messages and reflections upon job activities. 1998. Tese (Doutorado) - Ontario Institute for Studies in Education of the University of Toronto, Toronto, Canadá, 1998.
- FREIRE, M. M. Online workshops on writing as interdisciplinary instructional sites. In: VII colóquio Man & Media CETaLL, 33° BAAL, 2000, Anais... Cambridge, Cambridge University Press, 2000.
- FREIRE, M. M. Interaction and silence in on-line courses. Revista da Anpoll, Humanitas - FFLCH/USP, v. 15, p. 161-190, 2003.
- IVANIc(, Roz. I is for interpersonal: Discursal construction of writer identities and the teaching of writing. Linguistics and education, v. 6, p. 3-15, 1994.
- RAMAL, A. C. Educação na Cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Editora Artmed, 2002.
- REZENDE, Paulo S. Oficinas virtuais temáticas: interação e docência em língua inglesa. Dissertação (Mestrado ) - PUC-SP, 2003.
- SANTAELLA, L. Imagem, cognição, semiótica e mídia São Paulo: Iluminuras, 1998.
- VILCHES, Lorenzo. La lectura de la imagen, prensa, cine, televisión 6. ed. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 1997.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
11 Mar 2013 -
Data do Fascículo
2009
Histórico
-
Aceito
Abr 2008 -
Recebido
Fev 2008