Acessibilidade / Reportar erro

A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol por universitários brasileiros: o efeito e a durabilidade da intervenção instrucional1 1 Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado que foi realizada, sob orientação da Profa. Dra. Marília dos Santos Lima, na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). O período de doutorado sanduíche, na Universidade de Salamanca, Espanha, foi financiado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes).

The Learning of Third-Person Clitics of Spanish by Brazilian University Students: the Effect and Durability of Instructional Intervention

RESUMO

Neste estudo, analisamos e discutimos o efeito e a durabilidade da intervenção instrucional na aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol por universitários brasileiros. Para fins de tratamento estatístico, os dados foram submetidos ao software International Business Machine Statistical Package for Social Studies (SPSS), a partir do qual fizemos uso de frequência relativa, teste de χ2 e teste de Anova de medidas repetidas. Fizeram parte deste estudo dez participantes, alunas de um curso de Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas de uma universidade pública. Os resultados, de modo geral, sugeriram que a intervenção pedagógica produziu avanço e efeitos duráveis, respectivamente, das formas simples e complexas que seguem em processo de aquisição entre as alunas participantes.

PALAVRAS-CHAVE:
clíticos de terceira pessoa; instrução com foco na forma; espanhol

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com