Acessibilidade / Reportar erro

A formação inicial em Letras: cenário de pesquisas que consideram a perspectiva do professor formador1 1 Essa pesquisa bibliográfica foi desenvolvida como parte da minha tese de doutorado, em andamento, com término previsto para 2016, sob orientação de Vera Lúcia Lopes Cristovão no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Pre-service Languages and Literature Education: an overview of the studies considering the teacher educator's perspective

Esse trabalho tem por objetivo apresentar um panorama das pesquisas sobre a formação inicial em Letras/Inglês no Brasil que tenham gerado dados envolvendo e dando voz ao professor formador de Letras entre 1987 e 2012. A fim de atingir o objetivo, foi realizada uma busca bibliográfica no banco de teses e dissertações da CAPES a partir de termos chaves no campo assunto. Como resultados, aponto as instituições e regiões do Brasil de realização de pesquisas com este foco; o período de crescimento de estudos sobre o tema; as áreas de atuação específica dos formadores investigados e os diferentes instrumentos para geração de dados. A expectativa é não só informar sobre pesquisas quanto ao professor formador, mas também possibilitar que se detectem lacunas sobre o tema que ainda necessitam ser investigadas.

formador de professores; formação inicial de professores de língua inglesa; levantamento bibliográfico


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com