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Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias

Resumos

Este artigo apresenta um recorte de um estudo de caso de um semestre de duração com três professoras universitárias de Letras/inglês, atuando em contexto público da região norte do país. Com foco em suas experiências com a avaliação da aprendizagem de língua inglesa, os seus depoimentos revelam sua compreensão, implementação e as influências que subjazem às avaliações que realizam. Os resultados explicitam suas experiências, evidenciam haver uma postura não documentada na literatura e corroboram resultados anteriores em contextos não universitários, revelando que a avaliação mantém-se como um desafio que precisa ser superado. As implicações remetem à urgência de uma reforma curricular para a inclusão de uma disciplina de avaliação na formação do futuro professor de Letras/inglês e em cursos de educação continuada, bem como para a importância de outras pesquisas com o mesmo foco em outros contextos universitários.

avaliação; experiências; universidade


This article presents part of the results of a semester long case study that investigated the experiences of three university professors of English at a Faculty of Letters in dealing with classroom evaluation in a public university in the northern region of Brazil. Their reports disclose their experiences, reveal an approach towards evaluation that has not been documented in the literature and corroborate results of previous studies in non-university contexts, revealing that evaluation remains a challenge to overcome. Implications point to the urgency of including a specific course on assessment in the foreign language curriculum at a Faculty of Letters and in continued-education programs as well as of further research with the same focus in other university contexts.

assessment; experiences; university


Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias

Cristina Porto; Laura Miccoli

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

RESUMO

Este artigo apresenta um recorte de um estudo de caso de um semestre de duração com três professoras universitárias de Letras/inglês, atuando em contexto público da região norte do país. Com foco em suas experiências com a avaliação da aprendizagem de língua inglesa, os seus depoimentos revelam sua compreensão, implementação e as influências que subjazem às avaliações que realizam. Os resultados explicitam suas experiências, evidenciam haver uma postura não documentada na literatura e corroboram resultados anteriores em contextos não universitários, revelando que a avaliação mantém-se como um desafio que precisa ser superado. As implicações remetem à urgência de uma reforma curricular para a inclusão de uma disciplina de avaliação na formação do futuro professor de Letras/inglês e em cursos de educação continuada, bem como para a importância de outras pesquisas com o mesmo foco em outros contextos universitários.

Palavras-chave: avaliação; experiências; universidade.

ABSTRACT

This article presents part of the results of a semester long case study that investigated the experiences of three university professors of English at a Faculty of Letters in dealing with classroom evaluation in a public university in the northern region of Brazil. Their reports disclose their experiences, reveal an approach towards evaluation that has not been documented in the literature and corroborate results of previous studies in non-university contexts, revealing that evaluation remains a challenge to overcome. Implications point to the urgency of including a specific course on assessment in the foreign language curriculum at a Faculty of Letters and in continued-education programs as well as of further research with the same focus in other university contexts.

Keywords: assessment; experiences; university.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    2007
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