Acessibilidade / Reportar erro

O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando didatiza o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra “Português: contexto, interlocução e sentido”

What does the Portuguese Language Textbook Propose When It Comes to the Genre Opinion Article? Investigations on the Portuguese Work: Context, Interlocution and Meaning

RESUMO

Neste trabalho, investiga-se a didatização do gênero artigo de opinião na coleção de livro didático Português: contexto, interlocução e sentido, com vistas a identificar as estratégias de ensino do gênero artigo de opinião e refletir sobre a proposta da obra para o seu processo de ensino-aprendizagem. Ressalta-se a relevância do objeto de reflexão por ser o artigo de opinião um gênero textual/discursivo que, ao ser didatizado, pode favorecer o desenvolvimento da competência comunicativa para a tomada de decisões de interesse coletivo, e por ter a coleção recebido destaque na avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (2015) como a única que tem a perspectiva discursiva de abordagem dos diversos eixos do ensino de língua portuguesa, além de atualização dos princípios teóricos que embasam o seu trabalho. Trata-se de uma pesquisa documental de base qualitativa e interpretativa, cujos dados foram tratados a partir de elementos da técnica de análise de conteúdo categorial definidas por Bardin (2009)BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2009.. Funda-se teoricamente no diálogo com os pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo, de Bronckart (2006BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matêncio. Campinas: Mercado de Letras , 2006., 1999BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.) e de Schneuwly e Dolz (2004)SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras , 2004.; no conceito de artigo de opinião, de Gonçalves e Higa (2012)GONÇALVES, A. V; HIGA, M. T. I. Sequências tipológicas em artigo de opinião no contexto de vestibular. SIGNUM: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 15, n. 3, p. 195-222, dez. 2012. Doi: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p195. Disponível em: Disponível em: https://bit.ly/2WtYxY5 . Acesso em: 30 jan. 2017.
https://bit.ly/2WtYxY5...
; e nas perspectivas de produção de textos no contexto escolar, de Antunes (2009ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009., 2003ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial , 2003.). Evidencia-se que, embora existam estratégias que podem favorecer a elaboração do artigo de opinião, alguns problemas são identificados no material analisado, dentre eles a ausência de produção final articulada com o trabalho vivenciado no processo de reflexão sobre o gênero; fragmentação de textos que apoiam a discussão; bem como falta de articulação entre elementos que compõem o capítulo.

PALAVRAS-CHAVE:
artigo de opinião; didatizações; livro didático

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com