Acessibilidade / Reportar erro

A leitura da capa do livro Brincando de inventar na perspectiva da gramática do design visual

Reading the Cover of the Book Brincando de Inventar in the Perspective of Grammar of Visual Design

RESUMO

Este trabalho visa analisar, à luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996KRESS, G.; Van LEEUWEEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a coleção Paic, prosa e poesia, que é distribuída em todas as escolas do ensino fundamental da rede pública do Ceará. Procuramos compreender de que forma as imagens dialogam para a produção de significados, contribuindo para o processo de alfabetização a partir da leitura imagética e literária. Constatamos que a estrutura narrativa transacional estabelecida no texto multimodal analisado usa de vários recursos para convidar o leitor, que está em fase de alfabetização, a vivenciar a leitura imagética e literária por meio da ludicidade, de modo que este aprenda brincando.

PALAVRAS-CHAVE:
multimodalidade; literatura infantil; imagem; gramática do design visual; Paic

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com