Acessibilidade / Reportar erro

“Não podemos virar robôs que reproduzem texto”: Narrativas de estudantes brasileiros sobre a presença de literatura nas aulas de língua inglesa

RESUMO

Considerando que a literatura funciona como instigadora de emoções construtivas (ROSIEK, 2003ROSIEK, J. Emotional Scaffolding: an exploration of the teacher knowledge at the intersection of student emotion and the subject matter. Journal of Teacher Education, 2003. ), e levando em conta que a Teoria Socio-Histórico-Cultural, baseada em Vygotsky, reconhece as emoções como um aspecto importante para o desenvolvimento do indivíduo (VYGOTSKY, 1989), este estudo analisa narrativas multimodais (BARKHUIZEN; BENSON; CHIK, 2014BARKHUIZEN, G.; BENSON, P.; CHIK, A. Narrative inquiry in language teaching and learning research. New York: Routledge, 2014. ) fornecidas por dez estudantes de ensino médio da rede pública. Os dados, gerados on-line devido à pandemia COVID-19, referem-se às memórias das aulas que envolveram literatura em língua inglesa, em 2018 e 2019. Buscamos analisar a presença de emoções como motivadoras para o engajamento e, desta forma, benéficas para o desenvolvimento linguístico dos estudantes, colaborando para preencher a lacuna de investigações empíricas sobre literatura e emoções nas aulas de inglês como língua adicional (PARAN, 2008PARAN, A. The role of literature in instructed foreign language learning and teaching: An evidence-based survey. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. v. 41; BLOEMERT et. al., 2019BLOEMERT, J. et al. Students’ perspective on the benefits of EFL literature education. Language Learning Journal, v. 47, n. 3, p. 371-384, 2019. ).

PALAVRAS-CHAVES:
Inglês como Língua Adicional; literatura; pesquisa narrativa; Teoria Socio-Histórico-Cultural; emoções

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com