Acessibilidade / Reportar erro

Análise de necessidades com base em gênero para orientar a produção de material didático em espanhol: gêneros profissionais do ramo imobiliário

Genre-Based needs analysis to guide the production of didactic materials in spanish: professional genres of real estate brokers

Considerando que a análise de necessidades é fundamental para estruturar o ensino de línguas para fins específicos e para identificar os conteúdos a serem ensinados (DUDLEY-EVANS; ST. JOHN, 1998; RAMOS et al., 2004), este artigo objetiva trazer algumas reflexões teórico-metodológicas a respeito de uma análise de necessidades com base em gêneros de texto. Para isso, utilizamos a proposta de análise do sistema de atividades de Bazerman (2005). O resultado de tal análise permitiu identificar os conjuntos de gênero que caracterizam o contexto laboral dos profissionais do ramo imobiliário e propiciou subsídios para direcionar uma futura elaboração de material didático em torno a gêneros, já que os dados revelaram quais gêneros de texto precisam ser utilizados em espanhol pelos corretores e em quais situações comunicativas isso ocorre dentro do sistema de atividade.

análise de necessidades; material didático; gêneros profissionais; espanhol; ramo imobiliário


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com