Acessibilidade / Reportar erro

WebQuests: tecnologias, multiletramentos e a formação do professor de inglês para a era do ciberespaço

WebQuests: tecnologies, multiliteracies and the english teacher's professional development for the cyberspace

O objetivo principal deste artigo é discutir o papel das tecnologias digitais nas mudanças sociais, econômicas e comunicacionais da era contemporânea. Tais mudanças influenciam diretamente a formação do professor de inglês. Imperativo se torna, então, o desenvolvimento de seus multiletramentos para que se possa construir e produzir significados de textos digitais multimodais de forma crítica. A investigação empírica do estudo revela que as WebQuests constituem ambientes adequados a esse fim, isto é, ao desenvolvimento profissional do professor em relação aos multiletramentos. Parece possível afirmar que um professor multiletrado pode provocar mudanças em seu fazer pedagógico e um realinhamento às necessidades de seus alunos para os desafios da era do ciberespaço.

WebQuests; multiletramentos; multimodalidade; aprendizagem colaborativa; formação do professor de inglês


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com